A histórica Usina Maruim, inativa por 52 anos, voltou a gerar energia neste sábado (26), restaurando um importante marco na história de Santa Catarina e reforçando a identidade cultural e turística de São José.
Inaugurada em 1910, a usina funcionou como um símbolo de modernização e progresso até seu fechamento em 1972. Agora, com a reativação promovida pelo Governo do Estado, Celesc e apoio da Prefeitura Municipal de São José, o local revive seu passado, unindo a comunidade em um evento especial.
A programação do “Celesc Portas Abertas”, que se estende até as 16h, inclui atividades culturais, visitas guiadas, exposição histórica, feira de artesanato e atrações do projeto “Celesc nas Escolas”. A comunidade também conta com transporte gratuito, com saídas regulares de dois pontos da cidade.
O prefeito de São José, Orvino Coelho de Ávila, celebrou a reabertura, destacando o valor cultural e turístico da usina para a cidade. “A Usina Maruim é um patrimônio histórico que agora será um ponto de visitação, integrando a rota cultural e turística de São José. Com sua reativação, estamos preservando uma parte essencial da história de nosso município e do estado”, afirmou.
Durante a cerimônia de reabertura, moradores da comunidade e lideranças políticas prestigiaram o evento. Entre os convidados estava Aurino Domingos, morador local, que relembrou sua infância na década de 1960, quando brincava em frente à usina enquanto seus irmãos trabalhavam nas operações.
“Eu brincava aqui na frente na década de 60 quando meus irmãos já trabalhavam, e hoje é uma honra estar aqui. Ver a usina voltar a funcionar, depois de tantos anos, não tem como expressar”, declarou, emocionado.
O secretário de Governo, Luiz Fernando Verdine Salomon, que foi presidente da Celesc na década de 1980, destacou o impacto da reativação da Usina para o município. “Este é um momento significativo para a cidade. A reativação não apenas preserva um patrimônio histórico, mas fortalece o potencial de São José para integrar seu legado energético e cultural ao cotidiano da população”, disse.
Reativação
O projeto de reativação, resultado de um investimento de R$ 9 milhões, trouxe à Usina Maruim uma nova potência de 1MW, suficiente para atender aproximadamente 2 mil residências. A engenheira Estela Christina Muller, gerente de Engenharia e Projetos da Celesc Geração, ressaltou o equilíbrio entre modernização e preservação histórica.
“Nossa equipe se dedicou a manter as características históricas da usina, preservando seu valor cultural. Agora, com operação remota e automação, temos energia limpa e de qualidade para reforçar a rede elétrica”, comentou.