De acordo com o art. 258 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), o valor das infrações é classificado de acordo com a sua gravidade. Além dos valores fixos das multas leves, médias, graves e gravíssimas, o §2º informa que, dependendo do agravamento da infração, o seu valor pode sofrer aumento devido ao fator multiplicador.
Para você entender melhor como funciona na prática, veja um exemplo de infração de trânsito em que a multa é aumentada pelo fator multiplicador x5 está descrita no art. 203. Este artigo trata da multa por ultrapassar veículo pela contramão e define essa atitude como uma infração gravíssima. Assim, no exemplo, o valor da multa é R $1.467,35. Além disso, o parágrafo único prevê que, caso o infrator repita a mesma infração dentro do período de 12 meses, a multa será aplicada em dobro.
Agora que você já conhece os valores das multas e como elas são classificadas de acordo com a sua gravidade, acompanhe, a seguir, o passo a passo de como consultar multas de trânsito pela internet. O sistema que você deve acessar na internet para consultar possíveis multas de trânsito é disponibilizado pelo DETRAN (Departamento Estadual de Trânsito).
E, como cada estado (além do Distrito Federal) tem o seu DETRAN e cada órgão possui o seu próprio site.
Consulte se você tem multas de trânsito aplicadas em Santa Catarina, clicando aqui.