Verão começa com previsão de calor acima da média histórica

Publicidade
Temperatura ficará acima da média no próximo trimestre (Foto: Biguá News)

O verão no Hemisfério Sul começa nesta sexta-feira (21), às 19h23, com previsão de temperatura próxima e acima da média climatológica em Santa Catarina, segundo publicação feita na manhã de hoje, pela Epagri/Ciram. Durante a estação, pelo menos duas a três ondas de calor devem manter a temperatura alta, inclusive no período noturno, por vários dias consecutivos (como a que está ocorrendo desde a semana passada). 

Com relação às chuvas, o período deve ser típico, com precipitações dentro da normalidade climática na maioria das regiões do Estado, e acima da média no Oeste. Em janeiro, elas deve ocorrer com maior frequência, porém, de forma mal distribuída, característica de verão. Em fevereiro e março, deve ocorrer de forma irregular no tempo, com alguns períodos mais secos.

Continua após a publicidade

O que é comum no verão: A chuva é mais frequente a partir da segunda quinzena de dezembro, concentrando-se especialmente no período da tarde, noite e madrugada, em forma de pancadas isoladas e passageiras.

Durante a estação, são comuns os temporais com granizo e ventania e, por vezes, acumulados significativos de chuva em curto espaço de tempo. Por isso, a Epagri/Ciram recomenda o acompanhamento diário dos boletins disponibilizados no site.

As informações são da meteorologista Gilsânia Cruz.

Publicidade