O vereador Adriano Luiz Vicente (PSD) está indicando ao município de Biguaçu a necessidade de regulamentação sobre a destinação adequada de animais domésticos quando eles morrem. Informa o parlamentar que o descarte desses bichinhos de estimação nas ruas da cidade e em terrenos baldios causa problemas sanitários.
Aponta ainda que os proprietários dos pets não encontram um local seguro e confiável para enterra-los. Explica que os raros cemitérios e crematórios particulares a animais domésticos cobram altíssimas taxas, inviabilizando a utilização pela maioria de seus donos.
“Atualmente esses animais são considerados membros da família. Além disso, muitas pessoas que residem em Biguaçu não têm condições nem um local onde possam sepultar seus animais de estimação e são colocados em sacos plásticos junto ao lixo ou deixados na própria rua para decomposição tornam um caso de saúde publica, atraindo outros animais em sua decomposição, além do mau cheiro e aumento de doenças causadas por seu abandono”, argumenta Adriano.
No texto enviado ao prefeito municipal indicando essa regulamentação, o vereador pontua que “considera-se animal doméstico, para efeitos e fins legais, todo aquele ser irracional efetivamente domesticado por questões de companheirismo e estimação, que reúna características pertinentes à convivência sadia com os seres humanos, vivendo em casas ou apartamentos, este denominados de lar e habitados por seus donos”.