Da Assessoria da Câmara – Nessa terça-feira, dia 17 de agosto, o presidente da Câmara Municipal, Ednei Muller Coelho, e os vereadores Fernando Duarte, Israel Gaspar, Luan de Souza Pereira, Lucas Rosa Vieira, Luiz José Martins Júnior e Sandro Andrade participaram de uma roda de conversa sobre a história e cultura da cidade, realizada na propriedade Cabanha Salgareda, situada na comunidade Alto Biguaçu. A iniciativa, promovida pela Prefeitura, por meio das Secretarias de Cultura, Esporte, Turismo e Lazer e de Agricultura, Pesca e Aquicultura, em parceria com o com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Santa Catarina (Sebrae-SC), tem por objetivo capacitar e integrar os produtores incorporados ao projeto Agroturismo em Biguaçu.
As responsáveis por reavivar a memória histórica e cultural dos convidados foram a historiadora biguaçuense, Ana Lúcia Coutinho, que dissertou sobre os relatos e fatos que fazem de Biguaçu uma cidade rica em conteúdo e capaz de atrair turistas; e a fotógrafa Catarina Rüdiger, que apresentou um acervo fotográfico com diversos registros de pontos com potencial turístico na cidade. Na ocasião, os convidados também puderam conhecer o conceito Farm Citzen. A jornalista Grayce Rodrigues apresentou a proposta da ação, que traz um novo olhar sobre os alimentos produzidos no município; e o chef Eduardo Capela ofereceu aos convidados uma experiência gastronômica baseada na agricultura familiar, com pratos preparados a partir de insumos locais.
O prefeito, Salmir da Silva, enfatizou a importância do projeto para fomentação do desenvolvimento turístico e econômico do município. “Através dessa ação, estamos colocando Biguaçu na vitrine do turismo. Esse processo vai trazer grandes ganhos para o município, especialmente para os nossos produtores, que têm uma grande oportunidade de crescimento para os seus negócios. Hoje, estamos lapidando as nossas potencialidades, para apresentar tudo o que temos a oferecer para o mercado”. A consultora do Sebrae, Alessandra Koerich, explicou a proposta da ação. “A nossa base histórica e cultural é um diferencial competitivo frente a outros destinos turísticos. Nosso objetivo hoje é de ampliar a narrativa dos participantes, enquanto produtores e anfitriões na área do turismo, para contar essa história aos visitantes”.
O encontro contou ainda com a participação do vice-prefeito, Alexandre Martins de Souza; e dos secretários Davi Oliveira (Cultura, Esporte, Turismo e Lazer), Pedro Nau (Agricultura, Pesca e Aquicultura), Oscar Silva Neto (Educação), e André Leal (Desenvolvimento Econômico).
* Com informações: Dicom/PMB
Publicidade