O prefeito Ramon Wollinger (PSD) demitiu todos os comissionados indicados na prefeitura pelo candidato a prefeito Marconi Kirch (DEM), em retaliação a este não recuar de sua candidatura para apoiar o candidato a prefeito Vilson Norberto Alves (PP).
Ramon e Vilson queriam que o democrata desistisse de seu projeto e apoiasse a dupla Vilson e Angelo Vieira (PSD). Vilson já conseguiu o recuo de Salete Cardoso (PL) e o apoio do vereador Nei Cunha (Cidadania) oferecendo secretarias.
Conforme fontes de Biguá News ouvidas ontem e hoje, o “jogo é pesado” contra Marconi. Uma fonte do Democratas disse que Ramon já havia ameaçado cortar todos os cargos comissionados que o partido tem na atual gestão, caso Kirch mantenha a candidatura a prefeito. A ameaça foi cumprida hoje.
O DEM era da base governista de Wollinger na Câmara e tinha dois secretários na administração municipal, o de Indústria e Comércio e o de Assistência Social, além de dezenas de cargos de 2º e 3º escalões.
ANÁLISE
A análise que Biguá News faz sobre essa pressão é que o grupo político que está no comando da Prefeitura há 12 anos quer se manter no poder a qualquer custo. A candidatura de Vilson era inviável até há algumas semanas, pois a base governista estava rachada em quatro alas: Vilson, Salete, Marconi e o grupo de Douglas Borba.
Com essa fragmentação, Vilson e Ramon precisaram “jogar bruto” contra os dissidentes para tentar viabilizar a manutenção do grupo na Prefeitura. Angelo, que era pré-candidato a prefeito, se acertou com Vilson para ser o vice dele. Salete engavetou sua candidatura depois de uma negociação – dizem fontes – muito favorável a ela.
Porém, Marconi Kirch resistiu às investidas pouco republicanas de Ramon e Vilson e agora dezenas de aliados de Marconi foram demitidos.
Leia também:
Candidatos do PL desistem após Salete recuar de candidatura a prefeita
Vilson promete Secretaria de Educação a Salete e a de Saúde a Nei Cunha
Daniel Luz e Dr. Adriano declaram apoio a Salmir e Alexandre
Biguaçu tem 244 candidatos a vereador; veja lista completa