Volta a chover neste domingo e defesa civil alerta para deslizamentos

Publicidade

Apesar de o sol ter aparecido no litoral catarinense neste sábado – depois de cerca de 15 dias sem brilhar no céu devido à nebulosidade -, a previsão é de que, neste domingo (8), volte a chover em todas as regiões de Santa Catarina, segundo meteorologistas do Centro de Informações Meteorológicas da Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri/Ciram).

Conforme a Epagri/Ciram, na região da Grande Florianópolis a chuva acontece a partir da manhã até o período noturno. O total diário está previsto de 30 a 40 mm, em média, para o Estado, podendo ocorrer pontuais maiores isoladamente. A condição de chuva diminui à noite.

Continua após a publicidade

A Defesa Civil alerta para a necessidade de manter a atenção para o risco de deslizamentos de terra, devido ao alto acumulado de chuva ocorridos nas ultimas semanas no Estado, e a previsão da persistência na condição de instabilidade para os próximos dias mantendo o solo encharcado, especialmente nas áreas entre o Planalto ao Litoral de Santa Catarina.

Imagem: Defesa Civil
Imagem: Defesa Civil

Recomendações da Defesa Civil:

Deslizamentos de terra: deve ser observada qualquer movimento de terra ou rochas próximas a suas residências, inclinação de postes e árvores e rachaduras em muros ou paredes. Neste caso, é recomendável que a família saia de casa e acione a Defesa Civil Municipal ou o Corpo de Bombeiros.

Qualquer problema deve ser comunicado à coordenadoria municipal de Defesa Civil, através do telefone de emergência 199 ou para o Corpo de Bombeiros, no número 193. A Defesa Civil do Estado conta com atendimento de 24 horas, com equipes de prontidão. O telefone para contato é o (48) 3664-7056.

Publicidade