G1 – O estacionamento rotativo de Zona Azul deve começar a funcionar na segunda quinzena de maio em São José, na Grande Florianópolis. A informação foi confirmada pela prefeita Adeliana Dal Pont na manhã desta terça-feira (2).
“Nós estamos dando oportunidade ao pedestre, aos idosos, as mães com carrinhos de bebê porque hoje o veículo toma conta das calçadas. O principal objetivo é organizar, para priorizar o pedestre. Também vai melhorar a mobilidade. A comunidade pede isso há muitos anos. A demora foi por conta do processo licitatório”, afirmou.
A prefeita afirmou que encaminhou o processo para análise do Tribunal de Contas para a efetivação do contrato previsto.
A Zona Azul deve ter cerca de 5,7 mil vagas e ser implantada em etapas, informou a prefeitura. A previsão é de que o sistema seja instalado nos bairros Kobrasol e Campinas e, em seguida, nas vias próximas.
“Vão ser colocadas primeiro nos lugares de maior fluxo de veículos, também onde há área de comércio. Serão quatro fases e a implantação ocorrerá em dois anos. Por um período, a cada quatro meses, vamos implantando novas áreas para que a população perceba a importância e a melhoria que isso pode causar para a cidade”, explica.
O horário de funcionamento será das 9 às 19h, de segunda a sexta-feira, e das 9h às 13h no sábado. “Permitimos ainda às 19h por conta de uma liberação importante e começar às 9h porque tem pessoas com veículos que dormem na rua. Então dá a oportunidade de permanecer na rua e no outro dia retirar antes do início da Zona Azul”, afirma.
O valor cobrado para estacionar custará R$ 2,50 para carros e caminhonetes, e R$ 1,25 para motos, com duração de 2 horas. “Nós contratamos uma empresa que tem um aplicativo. O crédito pode ser adquirido pelo celular. Também haverá parquímetros nas ruas, além de lojas credenciadas para venda no próprio comércio e também monitores nas ruas”, completou a prefeita.