Santa Catarina passa a contar com 356 novos policiais civis. São 58 delegados e 298 agentes de polícia. O grupo iniciou a formação em 1º de julho e, por quatro meses, passou por treinamentos teóricos e práticos na Academia da Polícia Civil (Acadepol), em Canasvieiras. A cerimônia de formatura ocorreu ontem (17) e os profissionais passam ao efetivo a partir do dia 2 de dezembro.
A Delegacia de Polícia Civil de Biguaçu foi preterida na distribuição das vagas e não receberá nenhum agente de polícia, muito menos delegado. O efetivo local é defasado, contando apenas com o delegado Alan José de Amorim para investigar todos os crimes envolvendo a Comarca – que além de Biguaçu inclui Antônio Carlos e Governador Celso Ramos.
Na Grande Florianópolis, conforme a lista divulgada pela Secretaria de Estado de Segurança Pública, a capital terá dois novos delegados e 18 agentes de polícia; São José, um delegado e 10 agentes; e, Palhoça, um delegado e nove agentes.
Critérios
Segundo a Secretaria, para a distribuição dos policiais foram utilizados critérios técnicos baseados na quantidade de procedimentos policiais das delegacias pertencentes à Diretoria de Polícia de Fronteira (Difron), Diretoria de Polícia do Interior (DPOI) e Diretoria de Polícia do Litoral (DPOL).
A região que mais receberá policiais é a de Joinville, onde haverá um acréscimo de 35 profissionais, contando remanejamentos internos. Como resultado de processos seletivos e remanejamentos, a Diretoria Estadual de Investigação Criminal (Deic) também receberá oito agentes, enquanto o Serviço Aeropolicial (Saer) receberá seis.
Ao todo, foram liberadas 404 vagas para agentes de polícia nas duas turmas que se formarão – a primeira delas, nesta quinta-feira (17), a segunda em janeiro de 2017. “Ainda faltam concluir o curso os policiais que começaram a formação depois de julho. Isso ocorreu porque parte dos nomeados na primeira lista não se apresentou, abrindo vaga para os suplentes”, explicou o diretor da Acadepol, delegado Vitor Bianco Junior.
Policiais militares
O secretário de Estado da Segurança Pública, César Augusto Grubba, destacou que a Polícia Militar de Santa Catarina está concluindo o processo do curso de formação de soldados. Serão mais 691 novos policiais militares que vão integrar a Segurança Pública do Estado. A formatura destes profissionais está prevista para o mês de dezembro.
*Biguá News com informações da Assessoria de Imprensa