Coluna Entrelinhas / Alexandre Alves

Ordem da Justiça

O prefeito de Governador Celso Ramos, Juliano Duarte Campos (PSD), resolveu acatar determinação da Justiça Federal e providenciar a abertura de todos os acessos às praias do município.  A decisão é resultado do pedido do Ministério Público Federal (MPF) de cumprimento da sentença que obrigou o município a retirar os obstáculos, se necessário com auxílio da polícia, além de abrir novos acessos e implementar infraestruturas de acessibilidade. Em caso de descumprimento, poderia ser aplicada multa no valor de R$ 10 mil por dia diretamente ao prefeito. Relutante nas relações que envolvem a Justiça, dessa vez Juliano não quis arriscar e cumpriu o que o juiz mandou.

Região Metropolitana

O Conselho Metropolitano para o Desenvolvimento da Grande Florianópolis (Comdes) quer abrir um canal de diálogo com lideranças envolvidas com a criação da região metropolitana. Na última semana, prefeitos se posicionaram contra o projeto de lei. Por causa dos questionamentos levantados pelos prefeitos, o projeto parou na Comissão de Finanças da Assembleia Legislativa. Para o Conselho, a solução para o impasse é o diálogo. Para isso, vem sendo articulado um encontro entre prefeitos da região, Comdes e Suderf. O objetivo é esclarecer todos os pontos da proposta, que é considerada de grande importância para solução de problemas comuns, como mobilidade urbana, gestão de resíduos, saneamento básico entre outros.

Biguaçu cresce

De acordo com a divulgação do IBGE esta semana, o município de Biguaçu tem população estimada de 66.558 habitantes. Em comparação com o ano de 2016, houve aumento de 1.030 pessoas, visto que em julho do ano passado o número era de 65.528 moradores. O incremento anual foi de 1,57% – praticamente o dobro da taxa nacional, de 0,77%. Isso mostra que a cidade é escolhida por muita gente que vem para morar, trabalhar e/ou estudar. Localizada ao lado da capital do Estado, mas com características de cidade interiorana, Biguaçu oferta boa qualidade de vida. Para a administração municipal, o desafio é aumentar a oferta de serviços públicos no mesmo ritmo do crescimento populacional.