A quinta e última treliça que integra a estrutura de sustentação da Ponte Hercílio Luz está sendo erguida nesta semana, concluindo uma importante etapa do projeto de recuperação do famoso cartão postal catarinense.
Diante dos avanços, o Governo do Estado anuncia para esta quinta-feira, 10, a assinatura do contrato para a próxima e última etapa dos trabalhos, que consiste na restauração de toda a estrutura da Ponte Hercílio Luz. Os valores e o cronograma desta nova etapa serão detalhados em reunião na manhã de quinta-feira, em Florianópolis, com a presença do governador Raimundo Colombo.
A instalação da quinta treliça começou nesta semana e será concluída nos próximos dias. O presidente do Departamento Estadual de Infraestrutura (Deinfra), Wanderley Agostini, lembra que o trabalho executado pela empresa Empa, que faz parte do grupo português Teixeira Duarte, está sendo finalizado um mês antes do prazo previsto, que era abril deste ano. A primeira treliça foi erguida em dezembro de 2015, a segunda em janeiro deste ano, a terceira e a quarta em fevereiro e agora está sendo erguida a última.
“Nesta semana serão concluídos todos os trabalhos desta etapa, mostrando a capacidade que a empresa Empa tem”, destacou Agostini.
O contrato a ser assinado na quinta-feira prevê a permanência da empresa Empa na execução dos trabalhos, assumindo também a obra de restauração. “O portfólio do grupo Teixeira Duarte e a execução do atual trabalho emergencial, antecipando o cronograma em mais de um mês, deixam o governo tranquilo com esta decisão. A qualidade do trabalho nos dá segurança”, acrescentou o presidente do Deinfra.
Já se preparando para esta última etapa das obras, em dezembro de 2015 o Governo do Estado apresentou a proposta de contratação direta do Grupo Teixeira Duarte nesta fase sem necessidade de licitação, diante da natureza singular do serviço e da especialização da empresa. Para garantir transparência e promover um debate sobre o tema, foram encaminhadas cópias da proposta com toda a fundamentação jurídica e informações sobre o orçamento para o Tribunal de Justiça, Ministério Público do Estado, Tribunal de Contas do Estado e Assembleia Legislativa (Alesc).
“Para garantir a transparência que exige uma obra dessa magnitude, foram apresentados todos os procedimentos de forma clara para os demais poderes. Não houve discordâncias”, explicou Agostini.
A Ponte Hercílio Luz foi construída em Florianópolis na década de 1920 – entre novembro de 1922 e maio de 1926. Foi oficialmente inaugurada em 13 de maio de 1926 e fechada para o tráfego de veículos pela primeira vez em 22 de janeiro de 1982. Em 1988, foi reaberta somente ao tráfego de pedestres, bicicletas, motocicletas e veículos de tração animal e, em 1991, foi novamente interditada a qualquer tipo de tráfego.
Secom