No próximo dia 28 de julho é comemorado o Dia Mundial de Luta contra as Hepatites Virais. Para alertar a população sobre os riscos da doença, a Secretaria Municipal de Saúde de Biguaçu, através da Vigilância Epidemiológica – setor imunização, participará da campanha estadual contra as hepatites virais que inicia sábado (25/07) e segue até a sexta-feira (31/07).
O Dia “D” de vacinação será sábado (25/07) nas Unidades de Saúde do Bom Viver, Janaína, Saveiro, Fundos, Centro, Vendaval, Três Riachos, Cachoeiras e na Policlínica Municipal, que estarão atendendo das 8h às 17h, sem fechar ao meio dia.
Haverá também atividades relacionadas ao setor DST e coleta de exames. A proposta é alertar a população sobre a prevenção e incentivar as pessoas na realização de testagem para o diagnóstico das hepatites B e C. A ação é voltada para profissionais de salões de beleza, a exemplo de manicures e pedicuros, barbeiros e também para tatuadores, que estão mais susceptíveis a este tipo de doença.
“Na maioria dos casos, os portadores da hepatite não sabem que tem a doença. Por isso, a campanha é de extrema importância por ser uma das formas pela qual podemos intensificar os nossos esforços para evitar que mais pessoas sofram deste problema”, explica o Secretário Municipal de Saúde, Ângelo Ramos Vieira.
Para o Prefeito Ramon Wollinger, “devemos investir em promoção e prevenção, visando evitar o acometimento de doenças e seus possíveis agravos. Parabéns a todos os participantes pela dedicação a esta iniciativa”.
COMO PREVENIR A HEPATITE B E C
– Vacine-se contra a hepatite B
– Não compartilhe objetos como escova de dente, lâminas de barbear ou depilar.
– Usuários de drogas não devem compartilhar seringas, agulhas, cachimbos e canudos de inalação.
– Assegure-se de que os materiais usados para fazer tatuagens e piercings sejam totalmente descartáveis.
– Utilize material de manicure individual e esterilizado.
– Use preservativo em todas as práticas sexuais.