G1 – Começam nesta quarta-feira (14) e vão até 13 de outubro as inscrições para o Vestibular 2017 da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). São 4.590 vagas em 102 cursos de graduação. As inscrições são feitas somente pela internet.
É preciso preencher o Requerimento de Inscrição e enviá-lo pela internet para a Coperve até as 23h59 do dia 13 de outubro. É necessário imprimir o comprovante do requerimento e também o boleto bancário para pagamento da taxa de inscrição, que é de R$ 125 para todos os cursos. Essa taxa poderá ser paga até o dia 14 de outubro.
Poderão solicitar isenção da taxa de inscrição candidatos que tiverem renda familiar bruta mensar igual ou inferior a 1,5 salário mínimo per capita ou que tenha cursado o ensino médio integralmente em escola da rede pública ou com bolsa total em escola privada. A solicitação poderá ser feita até dia 4 de outubro.
Confira o edital do Vestibular 2017
Entre as novidades desta edição estão o curso de Design de Produto e a exigência de Teste para verificação de Habilidade Específica (THE) para candidatos de Artes Cênicas.
Provas
As provas, com duração de quatro horas cada, serão realizadas em 10, 11 e 12 de dezembro, a partir das 14h, com fechamento dos portões 13h45.
Os exames serão aplicados em Florianópolis, Biguaçu, Palhoça, Santo Amaro da Imperatriz, São José, Araranguá, Blumenau, Brusque, Caçador, Balneário Camboriú, Canoinhas, Chapecó, Concórdia, Criciúma, Curitibanos, Itajaí, Jaraguá do Sul, Joaçaba, Joinville, Lages, Rio do Sul, São Miguel do Oeste e Tubarão.
Cotas
De acordo como edital, 50% das vagas de cada curso/turno serão reservadas a candidatos que cursaram o ensino médio em escolas públicas.
Metade dessas vagas reservadas são para candidatos com renda familiar bruta igual ou inferior a 1,5 salário mínimo per capita ao mês. Dessas vagas, 32% são destinadas a candidatos que se declararem pretos, pardos ou indígenas, e 68% destinadas aos demais candidatos.
Os outros 25% das vagas serão para candidatos com renda familiar bruta superior a 1,5 salário mínimo per capita ao mês. Destas vagas, 32% são destinadas a candidatos que se declararem pretos, pardos ou indígenas, e 68% destinadas aos demais candidatos.
Obras literárias obrigatórias
Ariano Suassuna – Auto da Compadecida
Machado de Assis – Esaú e Jacó
Ana Cristina Cesar – Poética
Conceição Evaristo – Olhos D’Água
Carlos Henrique Schoereder – As fantasias eletivas
Elvira Vigna – Vitória Valentina
Caio Fernando de Abreu – Além do ponto e outros contos
Maria Valéria Rezende – Quarenta dias