G1 – Uma nova variedade de banana, desenvolvida no Sul do estado, começa a ser comercializada. A variedade Belluna é resistente as principais doenças da bananeira, por isso promete ser uma alternativa de lucro para os produtores, como mostrou a RBS TV.
“Nós temos três doenças que acometem a bananicultura no Brasil e no mundo, que é a Sigatoka-amarela, a Sigatoka-negra e o Mal do Panamá. A Belluna é resistente a Sigatoka-amarela e ao Mal do Panamá, e mediamente resistente a Sigatoka-negra. Então, em termo de resistência, ela tem total vantagem as variedades que estão hoje no mercado”, disse o responsável pelo programa melhoramento genético da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Edson Perito Amorin.
Para chegar a esse resultado, foram mais 15 anos de pesquisa. A Epagri recebeu as primeiras mudas da década de 1990 para testes em várias propriedades rurais da região Sul.
Esses testes para o melhoramento genético foram feitos em parceria com a Embrapa. A nova variedade já foi registrada no Ministério da Agricultura e já pode ser vendida no mercado.
“Dentre as cultivares testadas, ela chama atenção porque não incomoda, não pega doença e tem uma produção boa: 18kg de caxo médio para o nosso clima subtropical”, disse o engenheiro agrônomo Márcio Sônego.
Pela resitência, a banana Belluna pode ser cultivada de forma orgânica, sem uso de agrotóxico. O produtor Aldo Zanin tem um hectare plantado em Siderópolis, mas já faz planos pra aumentar a produção.
“Temos 32 associados e se a gente quiser exportar essa banana, a gente tem selo de qualidade, a nossa associação está dentro dos padrões necessários e ela pode ser vendida em qualquer parte do mundo”, disse o produtor Zanin.
A Belluna também se destaque das outras pelas qualidades nutricionais. “Ela possui dois tipos de fibra: a solúvel e a inssolúvel. Uma vai ajudar o trânsito intestinal e a outra função de modular as moléculas de glicose e colesterol. Ou seja, ela vai sequestrar essa molécula de gordura e vai tirar do teu organismo”, disse a nutricionista Márcia Moretti.