A aluna Ana Paula Martins de Paula, da Escola de Educação Básica Professor José Brasilício, no centro de Biguaçu, teve o seu poema selecionado dentre cinco milhões de textos e tornou-se finalista da Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro – que é um concurso de produção de textos para alunos de escolas públicas de todo o país, do 5º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio.
O evento – que está em sua 5ª edição – é uma iniciativa do Ministério da Educação e da Fundação Itaú Social, com coordenação técnica do Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec). O tema escolhido para este ano é “O lugar onde vivo”, que propicia aos alunos estreitar vínculos com a comunidade e aprofundar o conhecimento sobre a realidade, contribuindo para o desenvolvimento de sua cidadania.
Na etapa regional da Olimpíada, que finalizou no dia 24 de novembro, os 125 estudantes semifinalistas de cada categoria e seus professores viajaram para a Bahia, onde participaram de oficinas. Foram três dias de uma intensa programação formativa e cultural, com novas aprendizagens e experiências marcadas pela riqueza e pela diversidade dos participantes de todos os cantos do país.
No último dia da oficina, houve uma festa no qual foram divulgados os 38 finalistas da categoria Poema, na qual Ana Paula e sua professora Gisele Helena de Almeida representaram o Estado de Santa Catarina. No próximo dia 12 de dezembro, acontecerá a final em Brasília.
“Independente de vencer a final, Ana Paula, Gisele e todos os alunos da EEB Professor José Brasilício já são vencedores, pois a experiência de produção de textos possibilitou aos alunos a ampliação de suas competências na linguagem oral, na leitura e na escrita, além de aprofundar o olhar sobre o lugar em que vivem, aproximando a comunidade da escola”, diz trecho da nota enviada ao Biguá News pela diretora da escola, Grasiela Monteiro Epping.