O 24º Batalhão de Polícia Militar (BPM), que compreende Biguaçu, Antônio Carlos e Governador Celso Ramos, receberá 12 novos policiais militares – 11 soldados e um aspirante a Oficial – a partir da próxima semana, segundo informou, na tarde desta quinta-feira, a Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP). Ao todo, a PM de Santa Catarina distribuirá 695 novos soldados e 45 aspirantes a oficial.
A 5ª Região Policial Militar (RPM) de Joinville irá receber o maior contingente: 100 soldados. Na sequência, estão a 7ª RPM de Blumenau, com 90 militares; e a 1º RPM de Florianópolis, com 88. A 11ª RPM de São José, que abrange os batalhões de São José, Biguaçu, Palhoça e Santa Amaro da Imperatriz, terá 68 novos soldados e três aspirantes.
Biguaçu não receberá nenhum dos 356 novos policiais civis
Conforme a SSP, os novos soldados vão atuar nas 11 regiões operacionais da Polícia Militar, em 31 municípios catarinenses. Eles foram distribuídos pelos batalhões seguindo critérios técnicos e objetivos, que levaram em conta os índices criminais da região, efetivo existente na unidade e a relação número de habitantes por policial militar. Os soldados poderão ser remanejados para outras cidades atendidas pelo batalhão.
O comandante-geral da Polícia Militar de Santa Catarina, coronel Paulo Henrique Hemm, falou que os novos policiais formados representam um significativo reforço ao efetivo disponível na corporação. “Buscamos combater a violência e a temos enfrentado com muito trabalho e investimentos por parte do Governo. Queremos que a instituição continue sempre numa crescente de bons serviços e de excelência naquilo que se propõe a fazer em prol da sociedade”, disse o comandante.
Juiz determina aumento do efetivo da Polícia Civil em Biguaçu
Já os 45 novos aspirantes a oficial passarão a atuar nos diversos batalhões da PM pelo Estado, aumentando o efetivo e oferecendo mais segurança para os cidadãos. Eles também vão auxiliar nas ações de planejamento operacional e administrativo.
O secretário da Secretaria da Segurança Pública, César Augusto Grubba, destacou o esforço do governo nas ações relacionadas à área. “Estamos entregando mais de 700 novos profissionais para a sociedade catarinense. Em seis anos, só na PM, já foram mais de 3,5 mil inclusões. É um ato fundamental para a continuidade dos trabalhos da Polícia Militar e para o aumento da segurança da população”, finalizou.
*Com informações da assessoria.