A Comissão de Direito e Relações Internacionais da Ordem dos Advogados do Brasil, seccional de Santa Catarina (OAB/SC), pretende atualizar as entidades empresariais quanto às legislações que regem negócios internacionais. O objetivo é abordar temas de interesse do empresariado, na área de Direito Internacional, em palestras ministradas por advogados catarinenses.
O planejamento é organizar workshops nas próprias entidades, a partir de 2016, para discutir temas como contratos internacionais, nova lei de arbitragem, preços de transferência, resolução internacional de conflitos em negócios, internacionalização de empresas e investimentos estrangeiros. A iniciativa também pretende aproximar o empresariado e os advogados catarinenses.
“Essas legislações são muito dinâmicas. Quem importa ou exporta precisa estar atento não apenas às leis brasileiras, mas também às do outro país envolvido na transação. Queremos contribuir para o esclarecimento e ajudar a abrir portas”, explica a presidente da comissão, advogada Bárbara Póvoas Vianna Bianchi, por meio da assessoria de comunicação da OAB/SC.