A Polícia Militar liberou a SC-407, na saída da via de acesso ao terminal da Transpetro, em Biguaçu,na noite desta terça-feira (29), e liberou vários caminhões tanque carregados com gasolina para abastecer os postos da Grande Florianópolis. A rodovia estadual foi bloqueada por volta das 16h, por manifestantes vindos de São José, Palhoça e Florianópolis. Essas pessoas não eram aquelas de Biguaçu e Antônio Carlos, que ficaram oito dias ali. Estas deixaram o local no decorrer da tarde, obedecendo uma ordem judicial.
A PM precisou usar o Pelotão de Choque, a Cavalaria e Pelotão de Patrulhamento Tático para retirar os manifestantes da via, para cumprir a liminar expedida pelo juiz Yanick Caubet – que mandou desobstruir as vias públicas usando a força, caso fosse necessário. De fato, foi preciso.
A polícia tentou negociar a saída de cerca de 100 pessoas que estavam trancando a estrada – inclusive com duas carcaças de veículos e tubos de concreto. Liderado por uma pessoa que falava em nome dos demais, o grupo resistiu em sair e dizia que iria permanecer no local até pelo menos as 22h. Mas o comando da PM explicou que a liminar previa a retirada imediata e, por volta das 19h, iniciou o desbloqueio, com uso de bombas de efeito moral e cavalaria.
Manifestantes ficaram revoltados. Alguns atiraram pedras nos policiais, que revidaram com disparos de efeito moral. No entanto, a tropa conseguiu dispersar a multidão e os caminhões passaram escoltados para abastecer postos da região.