O dia 2 de setembro de 2018 entra para a história de Biguaçu como a data que nasceu o primeiro bebê na Maternidade do Hospital Regional Helmuth Nass. Bernardo da Silva Escobar veio ao mundo às 13h31 deste domingo, com 3.590 kg e medindo 52 cm. O menino é filho de Jéssica Maria Pereira e Vinícius Escobar. A família reside no bairro Praia João Rosa, em Biguaçu.
O médico que realizou o parto é o obstreta Dr. Valdson Vieira e após algumas horas de tentativa de parto natural foi necessário o procedimento cirúrgico. Desde o nascimento, Bernardo está sendo acompanhado pelas pediatras Dra. Olinda Maria Xavier Figueroa e Dra. Rafaella Magalhães.
O prefeito Ramon Wollinger e a secretaria municipal de Saúde, Genivalda Ronconi, visitaram o recém-nascido e sua mãe no início da noite deste domingo. “Este é um momento de muita emoção para nós biguaçuenses. Bernardo entra para a história da nossa cidade sendo o primeiro nascido na nossa Maternidade, que até pouco tempo era sonho e hoje é uma realidade. Desejo muita saúde, alegrias e bênçãos para ele e para seus pais Jéssica e Vinícius”, comentou o prefeito.
Inaugurada na última terça-feira (2), a Maternidade tem capacidade inicial de 150 atendimentos ao mês, numa média de cinco por dia, para partos normais e cesáreas de baixo risco. O funcionamento é 24 horas por dia, com plantão presencial de obstetra, pediatra e anestesista e leva o nome de Maria Rosalina da Silva, que foi parteira no município.
A estrutura conta com um Centro de Parto Normal (CPN), com três salas de parto humanizado chamadas de PPP (pré-parto, parto e pós-parto) e um Centro Obstétrico (CO), com duas salas cirúrgicas, para a realização de cesáreas quando houver indicação médica.
Além dos médicos já citados, estavam presentes a anestesista Luciana Evangelista e o cirurgião geral Victor Fabrício Rosset. A equipe de Enfermagem que participou do parto foi composta pelas enfermeiras Cristiane Maffessoni, Alba Rita da Silva Mattos e Marina Firmo Oliveira; pelo técnico instrumentador Matheus Hinkee Zimermann; pelos circulantes Luciana de Oliveira, Altemir Camargo da Luz, Ana Paula Silva Lima Guesser e por Naiana Cristina Sartor Arruda da Silva, do setor de Farmácia.
Com informações da Assessoria de Imprensa