Com objetivo de ampliar a competitividade da economia do mar de Santa Catarina, o secretário do Desenvolvimento Econômico Sustentável (SDS), Carlos Chiodini, assinou um protocolo de intenções com a Ligure, consórcio de pequenas e médias empresas do Distrito da Ligúria de Tecnologia Marítima (Tecnomar). O acordo foi firmado na abertura da Feira Internacional de Tecnologia, Inovação e Design do Mar Itália-Brasil (Fimar), nesta quinta-feira (4), em Florianópolis.
“Nosso papel é dar orientação tributária e acesso às linhas de crédito e financiamento, adequados e necessários para a prospecção de oportunidades do setor. A economia do mar gera renda, emprego, movimenta uma quantia bilionária e fará parte dos nossos projetos para o desenvolvimento do Estado”, declarou Chiodini, por meio da assessoria.
A Federação das Indústrias de Santa Catarina (Fiesc), parte integrante do acordo, terá a missão de identificar e qualificar projetos que visem à inovação tecnológica do Parque Industrial Catarinense.
O Tecnomar representa cerca de 140 empresas de pequeno, médio e grande porte dos setores naval e náutico, criado com a finalidade de estreitar as relações internacionais para o intercâmbio tecnológico e comercial. Segundo o presidente do consórcio, Giovanni Lorenzo Forcieri, serão promovidas ações para consolidação de parcerias e novos negócios.
“Temos a expertise necessária para dar suporte em missões empresariais, workshops, entre outros. Vimos, em Santa Catarina, um ambiente favorável para desenvolvimento deste segmento”, disse Forcieri.