A Polícia Rodoviária Federal (PRF) multou 213 motoristas dirigindo sob efeito de álcool durante o sábado e domingo, dias 10 e 11 de agosto, nas rodovias federais de Santa Catarina – a maior parte deles na Via Expressa, em Florianópolis.
Conforme a PRF, esse foi o final de semana com o maior número de motoristas flagrados dirigindo embriagados este ano. Entre as penalidades aplicadas estão a multa, que pode chegar a R$ 2,8 mil, e a suspensão da Carteira Nacional de habilitação (CNH) pelo período de 12 meses.
O motorista também pode ser autuado caso ele se recuse a fazer o teste do etilômetro, conhecido popularmente como “bafômetro”. A embriaguez ao volante ainda pode ser constatada pelo policial, observando a capacidade psicomotora do condutor, como, por exemplo, o andar cambaleante, olhos vermelhos, hálito etílico e fala desconexa. Se no teste de embriaguez o etilômetro marcar mais que 0,33 mg/l, o condutor será conduzido à Delegacia de Polícia Civil.
Além dessa fiscalização com o etilômetro, os policiais lavraram outros 1.423 autos de infração por irregularidades diversas, prenderam 23 pessoas e recuperaram quatro veículos roubados.