O Goiás segue vivo na luta contra o rebaixamento para a segunda divisão do Campeonato Brasileiro, depois de vencer a Chapecoense por 3 a 1, neste domingo à tarde, na Arena Condá, em Chapecó (no Oeste catarinense). Fred (duas vezes) e Erik fizeram os gols dos goianos, enquanto Túlio de Melo diminuiu para a Chape.
Com o resultado, o time de Goiânia foi a 38 pontos e ainda ameaça Figueirense (40) e Avaí (41) na última rodada do brasileirão. A Chapecoense, por sua vez, estacionou nos 47 pontos e caiu para a 14ª posição, ultrapassada pelo Fluminense.
Na próxima rodada, a última do Brasileirão, a Chapecoense apenas cumpre tabela contra o Atlético-MG, no domingo, às 17h (de Brasília), no Mineirão. O Goiás, por outro lado, joga pela permanência na Série A diante do São Paulo, no mesmo dia e horário, no Serra Dourada.
O jogo – A partida começou truncada em Chapecó, com muita disputa no meio de campo. Jogando pela permanência na Série A do Campeonato Brasileiro, o Goiás tinha mais iniciativa e buscava o ataque a todo o momento. O Esmeraldino quase abriu o placar na marca de 11 minutos. Rafael Forster cobrou falta da esquerda, Alex Alves subiu e cabeceou para fora.
A resposta da Chapecoense veio somente aos 25 minutos, com Camilo. O meia do Verdão do Oeste arriscou chute de fora da área e obrigou Renan a fazer grande defesa. Na sequência, o Goiás teve um pênalti. Bruno Henrique foi puxado por Maranhão dentro da área e o árbitro marcou a penalidade máxima. Erik bateu com categoria, deslocando o goleiro e abrindo o placar.
Mesmo após o gol, os goianos continuaram no ataque e foram premiados com o segundo. Fred cobrou falta com perfeição, no ângulo de Nivaldo, e ampliou o marcador. Este foi o quinto gol do zagueiro no Brasileirão.
Com a vantagem no placar, o Goiás se fechou na defesa e ficou a espera de um contra-ataque para praticamente matar o jogo. A Chapecoense tentou aproveitar o recuo do adversário, mas tinha dificuldades na criação de jogadas. Os donos da casa conseguiram levar perigo em um lance de bola parada. Cleber Santana cobrou falta colocada e Renan pulou no canto esquerdo para fazer a defesa.
Mal o segundo tempo começou e a Chapecoense já diminuiu. Cleber Santana cobrou falta da intermediária e Túlio de Melo testou com firmeza para fazer o primeiro dos donos da casa. O gol animou os jogadores do Verdão, que partiram para cima do adversário. Apodi foi bastante acionado pela direita, tendo sua velocidade explorada.
O Goiás não se abalou com a pressão inicial da Chape e manteve a postura da primeira etapa. Aos sete minutos, Ygor por pouco não faz o terceiro. O volante recebeu passe de Erik e arriscou da meia-lua, assustando o goleiro Nivaldo. A bola tirou tinta da trave.
A Chape tinha mais presença no campo de ataque, porém o Goiás levava mais perigo. Aos 12 minutos, Liniker desperdiçou grande chance de marcar o terceiro, após pegar sobra de bola dentro da área e mandar para fora.
O jogo permaneceu equilibrado. A Chapecoense ficava mais com a bola e buscava o empate, enquanto o Goiás, com três volantes em campo, se fechava na defesa e esperava uma oportunidade para armar o contragolpe e marcar o terceiro, que não demorou a sair. Aos 32, Fred cobrou outra falta com categoria e fez seu segundo gol no jogo, o terceiro do Esmeraldino.
A vantagem de dois gols de diferença deu tranquilidade ao Goiás, que apenas administrou o resultado e conquistou uma importante vitória fora de casa, que deixa a equipe viva na briga contra o rebaixamento.
Gazeta Esportiva