No dia 1º de outubro é celebrado o Dia Internacional do Idoso, data que convida à reflexão sobre as dificuldades do processo de envelhecimento e a importância da implementação de ações e políticas públicas, que assegurem maior qualidade de vida na terceira idade. Como forma de homenagem a esse público, a Prefeitura de Biguaçu, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social e Habitação (SMASH), realizou nesta tarde uma surpresa para os representantes dos 28 grupos de idosos do município. O encontro ocorreu no Centro de Convivência dos Idosos, no bairro Vendaval, respeitando as medidas de proteção contra a Covid-19.
Os convidados foram inicialmente requisitados para uma reunião sobre a retomada gradual das atividades do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos para a pessoa idosa, mas além de discutir os assuntos ligados ao planejamento e logística de retorno seguro, se deparam com buffet especial e receberam lembrancinhas.
O prefeito Salmir da Silva explicou a proposta do encontro. “Sugeri que realizássemos a reunião no dia de hoje para que pudéssemos parabenizá-los pessoalmente pelo Dia Internacional do Idoso. É gratificante podermos voltar a encontrá-los, uma vez que as nossas propostas vêm de encontro a ideia integração e promoção de lazer para os idosos. Estamos trabalhando em uma vasta programação para o próximo ano e especialmente na reorganização dos procedimentos para viabilizar a realização dessas atividades”, completou Salmir.
Atualmente o Serviço atende 973 idosos, mas a SMASH pretende aumentar esse número, atingindo principalmente as pessoas que vivem em situação de vulnerabilidade socioeconômica, oportunizando o acesso ao lazer, à saúde, à educação, à cultura, ao esporte e à assistência social e assegurando à população um processo de envelhecimento saudável, ativo e autônomo.
De acordo com a secretária, Ana Cristina Espíndola, “a retomada vai ocorrer de forma gradual e conforme as regras sanitárias de contenção da Covid-19. Em 2022 teremos o apoio das outras Secretarias e por meio do trabalho intersetorial, vamos poder oferecer um atendimento completo para os nossos idosos”.