Um homem foi julgado e condenado pelo Tribunal do Júri a 16 anos, dois meses e 14 dias de reclusão, em regime fechado, por tentar matar a companheira ao trancar a única porta e incendiar a casa onde ela estava, em Lages, na Serra catarinense.
A tentativa de homicídio – qualificada por feminicídio, motivo torpe, recurso que dificultou a defesa da vítima e emprego de fogo – ocorreu durante a madrugada do dia 5 de agosto de 2023, no bairro Universitário.
Conforme consta dos autos, o casal, que convivia há três anos, teve um desentendimento por conta do ciúme excessivo e sentimento de posse que o homem nutria em relação à companheira. Na sequência, ele saiu de casa.
Com medo das frequentes agressões e ameaças que sofria, a mulher chaveou a porta. Inconformado com a situação, o réu planejou a morte dela. Ao retornar, trancou, jogou gasolina e ateou fogo no único acesso à casa.
Alguns vizinhos conseguiram conter o fogo e socorrer a vítima, que estava desmaiada. Ela recebeu atendimento médico e ainda permaneceu alguns dias internada em Unidade de Terapia Intensiva. O juiz presidente da sessão negou ao réu o direito de recorrer da sentença em liberdade (segredo de justiça).