O deputado estadual Dirceu Dresch esteve na Embrapa Suínos e Aves, em Concórdia, no Oeste catarinense, nesta quinta-feira (25), para conhecer os projetos que a unidade desenvolve, em especial na área de agricultura familiar.
De acordo com ele, o objetivo da visita era conhecer melhor a experiência da Embrapa com produção de suínos e frangos e ovos em bases ecológicas.
“Nosso desafio é com agricultores que não estão no processo de integração e precisam de uma renda melhor para viabilizar a propriedade rural e o sustento da família. Queremos que eles tenham a oportunidade de diversificar sua produção, agregar valor aos produtos e participar da renda gerada em outros elos da cadeia como: fábrica de rações, processamento e comercialização dos produtos da atividade”, comentou.
Dirceu Dresch estava acompanhado de assessores e membros de cooperativas e sindicatos de agricultores familiares. O chefe adjunto de Administração, Armando Amaral, apresentou os principais projetos da Unidade e deu ênfase em cinco deles, que tem apelo para a agricultura familiar: o desenvolvimento do Abatedouro Móvel, genéticas suínos e aves, o trabalho com a Rede ATER, o projeto Javali, o trabalho de avaliação de indicadores e estratégias para valoração de serviços ambientais em bacias hidrográficas com produção intensiva de animais (PSA) e o arranjo Suivale.
Os técnicos da Embrapa Suínos e Aves enfatizaram que a instituição possui tecnologias e processos apropriadas à essa demanda, mas seu sucesso está associada a organização dos agricultores rurais. O chefe administrativo, Armando Amaral, entende que essa visita foi importante para a Embrapa e marca o início de um desafio na viabilização destes agricultores familiares. Essa parceria deverá envolver outras instituições do território aonde a iniciativa ocorrer.