O prefeito Ramon Wollinger (PSD) protocolizou, esta semana, no Ministério da Integração Nacional, o projeto da dragagem e implantação dos molhes do rio Biguaçu – que atualmente encontra-se em fase final de licenciamento. Ele foi recebido pelo secretário nacional de Infraestrutura Hídrica, Osvaldo Garcia, que destacou a alta qualidade do projeto.
Para a execução da obra são necessários cerca de R$ 30 milhões. Ainda não há prazo definido para que os recursos sejam liberados. Mas o prefeito esteve no Palácio do Planalto, onde foi recebido pelo assessor Francisco Veríssimo, da Secretaria Executiva da Presidência da República, e solicitou empenho para que a liberação dos recursos para os molhes seja incluída na agenda do Grupo Gestor do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).
Wollinger também esteve em outros ministérios cobrando verbas para obras. No Ministério das Cidades, o prefeito foi recebido pelo próprio ministro da pasta, Gilberto Kassab. Este adiantou que visitará Biguaçu para conhecer a macrodrenagem urbana, que já teve R$ 34 milhões aplicados pelo governo federal. A obra por várias vezes já demonstrou sua funcionalidade e diminuiu os alagamentos no município, pois facilita o escoamento das águas das chuvas.
O gestor também foi ao Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) – órgão responsável pela execução de políticas educacionais do Ministério da Educação (MEC) – e solicitou repasse de recursos para a construção de novas creches e quadras esportivas cobertas nas escolas do município. O objetivo é proporcionar melhor infraestrutura para a rede municipal de ensino, bem como possibilitar a abertura de mais vagas para o atendimento de crianças na educação infantil.
Ramon avaliou como ‘altamente positiva’ a ida a Brasília e adiantou que no próximo mês irá novamente continuar as tratativas nos ministérios para a liberação de recursos federais para Biguaçu. “Essa agenda positiva terá continuidade, vamos prosseguir batendo de porta em porta para dar continuidade aos grandes projetos estruturantes para a cidade, que possuem impacto direto na qualidade de vida de nossa população”, finalizou o prefeito.
A superintendente de engenharia da Secretaria Municipal de Planejamento e Gestão (Seplan), Ge Ronconi, acompanhou o prefeito. As informação são da assessoria.