Da Assessoria – Após sete meses de curso, aulas teóricas e muita prática, 24 adolescentes receberam os certificados de Guardião Ambiental. O projeto é realizado pela Fundação Municipal do Meio Ambiente de Biguaçu (Famabi), com apoio da Secretaria Municipal de Educação (Semed) e da iniciativa privada.
O projeto Guardião Ambiental tem o objetivo de formar e estimular adolescentes para que sejam multiplicadores de conhecimentos voltados à preservação, conservação e proteção do meio ambiente na área urbana e rural. Desde a criação, em 2015, cerca de 120 adolescentes já participaram da formação.
A turma de 2018 foi composta por alunos regularmente matriculados nas séries iniciais do Ensino Fundamental II, com idade entre 12 e 14 anos das Escolas Municipais Donato Alípio de Campos, Fernando Brüggemann Viegas de Amorim e Olga de Andrade Borgonovo e das Escolas Estaduais José Brasilício e Alexandre Sérgio Godinho, além do Colégio Incentivo, entidade particular.
Durante os sete meses foram realizados 30 encontros. Os alunos participaram de aulas, palestras, oficinas e viagens de estudo com abordagens teóricas e práticas sobre assuntos relacionados ao meio ambiente, como ecologia, ecossistemas marinhos, resíduos sólidos, fauna e flora, considerando os aspectos regionais e culturais.
A formatura foi realizada na Associação dos Servidores do Município de Biguaçu (Asmub) e contou com a presença do prefeito Ramon Wollinger, da superintendente da Famabi, Danubia Leal, da secretária de Educação, Kátia Roussenq Bichels e do vereador Elson João da Silva. Pais e familiares dos Guardiões também acompanharam a solenidade.
A superintendente Danubia destaca o sucesso do projeto. “O Guardião Ambiental deu muito certo, 120 crianças já puderam conhecer melhor nosso meio ambiente. Espero que todos tenham aproveitado e no dia a dia vivam e coloquem em prática tudo que aprenderam”, finaliza.
“Quero agradecer e parabenizar o trabalho realizado pela Famabi em parceria com a Secretaria de Educação e empresas do nosso município. Formar cidadãos que se preocupem e cuidem do meio ambiente é o principal objetivo deste projeto e isso traz outros inúmeros benefícios para a sociedade, pois o futuro está aqui. Ser um Guardião é ir além de aprender, é ensinar a ter consciência e preservar”, comentou o prefeito Ramon.
Apoiaram o projeto Guardião Ambiental 2018 as empresas Grupo Ábaco e Deltaville, Pedrita Planejamento e Construções, Inplac, Otrebor Engenharia, Distlé, Plotcollor, Construtora Novo Teto, LJL Móveis, Panificadora Biguaçu, Panificadora Doce & Pão, Panificadora Marilu, Restaurante Aqueduto, Moinho Construtora, HMS Gestão de Resíduos Sólidos, RGJ Empreendimentos Imobiliários, Agrocom Comércio de Materiais de Construção e Agropecuária, Recicle Aqui e projeto Adote Um Focinho.
Formandos:
Ana Júlia Schimitt Gonçalves
Camila Buscarino
Davi da Rosa Cogo
Eloisa Mafra de Freitas da Silva
Gabriela Linhares Siqueira
Isabely Schimitt
Izabelly Kruche Rosa
João Vitor José Hulse
José Carlos Bittencourt
Juliana Souza da Costa
Kauê de Souza
Larissa Emanuelle do Vale
Leonardo José de Andrade
Lincon Jonas da Silva
Marcela Pereira
Maria Antonia do Nascimento
Maria Clara Longo
Maria Vitória de Liz de Souza
Max Dietmar Hummel Earhardt
Mayana Venâncio de Souza
Sara Goes
Vitor Filipe Felstrovik
Vitor Vargas Castilho
Yasmim Eli da Silva