A agência do banco Santander, na rua Tenente Silveira, centro de Florianópolis, teve suas atividades suspensas por 48 horas, na manhã desta quarta-feira (8), por descumprir a lei que dispõe sobre o tempo máximo de espera pelo atendimento.
A fiscalização da Secretaria de Defesa do Consumidor notificou e multou a agência por apresentar 35 senhas com tempo de espera excedido, que somou o valor de R$ 350 mil de multa. A agência já havia sido notificada no início do ano, e não apresentou resposta aos autos de infração.
“É um trabalho contínuo e esperamos que as agências da cidade sigam a lei que existe desde 2012. Ou seja, tiveram tempo suficiente para se adequar”, disse o secretário de Defesa do Consumidor, Tiago Silva.
Saiba mais sobre a lei
– Prazo máximo de atendimento é de 15 minutos em dias normais e 30 minutos em dias anteriores ou posteriores a feriados prolongados;
– As agências têm de informar em cartaz visível nas agências a escala de trabalho do setor de caixas;
– Senha numérica com registro do horário de entrada e do atendimento;
– Cópia da lei em cartaz visível;
– Não pode haver discriminação entre clientes e não-clientes;
– Em caso de descumprimento, o banco recebe advertência por escrito; se não resolver, multa de R$ 10 mil por infração cometida;
– Se houver cinco multas no mesmo dia ou 30 multas no mês, em caso de reincidência, será suspenso o alvará de funcionamento da agência bancária.
Como reclamar
O cidadão que se sentir lesado deve guardar a senha numérica em que consta o registro de entrada e depois o recibo com horário de saída e denunciar o caso ao Procon de Florianópolis, pelo telefone 3131-5300, ou pessoalmente, na rua Tenente Silveira, 299, Centro.