Logo após o carnaval começam as aulas na rede municipal de ensino de Biguaçu. A data marcada é o dia 15 de fevereiro. Estão matriculados para este ano letivo 2.758 alunos no ensino fundamental, 2.382 na educação infantil e 427 na Educação de Jovens e Adultos (EJA). O município tem sete escolas, 13 Centros de Educação Infantil Municipais (CEIMs), além de quatro polos da EJA.
De acordo com a assessoria da Prefeitura, todas as escolas e CEIMs passaram por manutenção e limpeza dos pátios, colocação de ventiladores, troca de lâmpadas, pequenos consertos, além de instalação de freezer, fogões, bebedouros e móveis em algumas unidades. Já na EBM Professora Olga de Andrade Borgonovo, no bairro Bom Viver, a reforma está acontecendo em toda sua estrutura: pintura, colocação de grade, telhado, pisos, construção do muro, entre outros reparos.
A segurança foi levada para todas as unidades, que estão cobertas pelo monitoramento eletrônico com câmeras e alarme, integradas ao sistema de vigilância 24 horas implantado pela administração municipal.
Outra novidade é que neste ano serão entregues agendas escolares para os educandos e professores. Os educadores ainda receberão jalecos.
Transporte escolar
O setor do transporte escolar passará a ter uma sede própria, na Rua Quintino Bocaiuva, próximo à UPA 24 Horas. A frota é composta por 19 veículos do município, entre ônibus, micro-ônibus e vans, que estão passando por revisão e manutenção. Além disso, o transporte de alunos é feito com mais 10 rotas terceirizadas. Neste ano letivo serão transportados diariamente 1.130 estudantes da rede municipal e 1.380 da estadual.
Alimentação
O setor serve diariamente nas unidades cerca de oito mil refeições. Esses alimentos seguem critérios estabelecidos por legislações sanitárias e são supervisionados por nutricionistas que integram o quadro técnico do setor.
A alimentação escolar de Biguaçu oferece cerca de 75 itens, distribuídos em frutas, verduras, legumes, carnes, ovos, produtos não perecíveis, pães, etc. A maioria dos itens hortifrutigranjeiros presentes no cardápio são provenientes da agricultura familiar. Para alunos alérgicos, com intolerância à lactose e celíacos, são ofertados alimentos especiais, como leite zero lactose e farinha e macarrão de arroz.
A secretária municipal de Educação, Kátia Roussenq Bichels, que foi eleita para o cargo em 2016, em iniciativa inédita na Prefeitura de Biguaçu, dá as boas-vindas à toda comunidade escolar: professores, servidores, educandos, pais e toda equipe que compõe a educação biguacuense. “Que 2018 seja um ano repleto de boas ideias, de trabalho, de aprendizado e de construção coletiva do saber. Unidos temos forças para oportunizar uma educação de qualidade aos nossos educandos. Juntos faremos mais e melhor. Que 2018 seja pleno de resultados positivos”, finalizou.
Semana Pedagógica
Preparando os profissionais para receber os educandos e dar início às atividades, a Secretaria de Educação promove, entre os dias 5 e 9 de fevereiro, a Semana Pedagógica. Serão realizadas reuniões, seminário e workshops, além de uma gincana de integração.
Este ano, uma novidade será a I Ginca Educ, que reunirá todos os servidores da secretaria para um grande evento. Outro destaque da programação é o III Seminário Intersetorial sobre Saúde Mental na Infância e Adolescência, organizado pelas Secretarias Municipais de Educação, de Assistência Social e Habitação e de Saúde.
Veja o cronograma da Semana Pedagógica:
05/02 (segunda-feira)
– Encontro Pedagógico nas Unidades Escolares
Horário: 8h às 12h
Horário: 13h às 17h
06/02 (terça-feira)
– I Ginca Educ
Local: Acampamento Batista
Horário: 9h às 16h30min
07/02 (quarta-feira)
– III Seminário Intersetorial sobre Saúde Mental na Infância e Adolescência
Local: Univali – campus B
Horário: 8h às 17h30min
– Reunião com as Serventes
Local: auditório da Secretaria de Educação
Horário: 14h
– Workshop para os profissionais da EJA
Local: auditório da Secretaria de Educação
Horário: 19h
08/02 (quinta-feira)
– Workshop para os Professores da Educação Infantil
Local: Univali – campus A
Horário: 14h
– Reunião com as Merendeiras
Local: auditório da Secretaria de Educação
Horário: 14h
09/02 (sexta-feira)
– Reunião com professores da Educação Especial
Local: auditório da Secretaria de Educação
Horário: 9h
– Reunião com os Técnicos em Educação
Local: auditório da Secretaria de Educação
Horário: 14h