Aplicativo ajuda agricultores no monitoramento do clima

Publicidade

O Prosa Rural – programa de rádio da Embrapa – desta semana fala sobre a novidade do Sistema de Monitoramento Agrometeorológico – Agritempo, disponível na internet que acaba de ganhar uma versão para dispositivos móveis.

O Agritempo fornece informações importantes às atividades agrícolas como mapas de estiagem, chuvas, disponibilidade de água no solo, temperaturas máximas e mínimas e previsão do tempo. Esses dados são fornecidos por região ou Estado e em tempo real.

Continua após a publicidade

A nova versão vai levar mobilidade ao serviço que poderá ser acessado diretamente no campo. Outra característica da versão móvel são os dados associados à localização do usuário que é fornecida automaticamente pelo sistema de posicionamento global (GPS) do celular ou tablet.

O aplicativo ainda apresenta mapas temáticos para alertas específicos indicativos de previsão de geada, risco de pragas e doenças, época de início de safra, entre outras informações relevantes para a agricultura. Além disso, possui legendas para os mapas de índice de seca, o que facilita a compreensão do produtor.

O Agritempo pode ser obtido gratuitamente na loja virtual, Google Play, para smartphones com o sistema operacional Android, mas em breve os usuários do sistema iOS também poderão baixar o aplicativo.

Da Assessoria da Embrapa

 

Publicidade