Rosália Dors Pessato – O Comitê de Desenvolvimento da Região Metropolitana da Grande Florianópolis (Coderf), instância consultiva da região metropolitana da capital, aprovou, em reunião nesta quarta-feira (4), a minuta do convênio interfederativo entre Governo do Estado e municípios para implantação da Rede Integrada de Transporte Coletivo Metropolitano.
O principal objetivo é viabilizar o sistema de linhas e serviços de transporte público coletivo municipal e intermunicipal nas modalidades terrestre ou aquaviário na região metropolitana da Grande Florianópolis. O documento também trata das paradas de ônibus, concessão da operação das faixas e vias preferenciais ou exclusivas para ônibus conforme contratos de programa que serão estabelecidos com cada município.
Técnicos das prefeituras vão apresentar o texto do convênio aos prefeitos para que se formalize a assinatura entre prefeituras e Governo do Estado. Outro documento que será analisado pelo Coderf é o contrato de programa que estabelece as regras da prestação de serviço do transporte coletivo metropolitano firmado com cada um dos municípios.
Além desses dois instrumentos, é necessário aprovar projeto de lei estadual na Alesc, em tramitação no Estado, transferindo a responsabilidade da operação e fiscalização do transporte coletivo metropolitano da Grande Florianópolis para a Suderf. Com esses instrumentos legais pode-se lançar o edital de licitação.
Participaram da reunião representantes das prefeituras de Biguaçu, Governador Celso Ramos, São José, Suderf, SC Parcerias, Granfpolis, OAB, CREA-SC e CAU-SC.