As aulas presenciais nas escolas e Centros de Educação Infantil Municipais (CEIMs) de Biguaçu terão início em 18 de fevereiro, mesma data anunciada pelo Governo de Santa Catarina para as unidades estaduais. Conforme a Secretaria Municipal de Educação, as rematrículas e novas matrículas deverão ocorrer na própria unidade escolar, a partir do dia 8 de fevereiro.
De acordo com o calendário escolar para o ano letivo de 2021 na rede municipal, as férias do meio do ano serão no período de 19 a 23 de julho e o encerramento está previsto para 17 de dezembro.
O retorno será escalonado em 50% das turmas por semana, ou seja, metade da turma comparecerá à unidade escolar e a outra metade terá atividades a distância. Na semana seguinte, os grupos se revezam. Os pais terão o poder de decisão de permitir a ida dos filhos para as unidades, podendo optar apenas pelo ensino a distância, sem prejuízos de notas ou cobrança de frequência.
No intuito de melhor organizar este retorno, a Secretaria de Educação está solicitando que as famílias preencham um formulário eletrônico disponível no link: https://cutt.ly/njISa0Z. Lá poderá ser informado se o aluno possui alguma deficiência, doença crônica e/ou se convive com alguém pertencente ao grupo de risco, bem como se vai frequentar as aulas presenciais ou não.
Já os servidores voltam ao trabalho presencial nas escolas e CEIMs no dia 3 de fevereiro, sendo data única para professores e demais profissionais que atuam nas unidades.
Para o retorno seguro ao ambiente escolar, todos deverão seguir os cuidados contra a transmissão da Covid-19, com uso obrigatório de máscara de proteção facial, disponibilização de álcool em gel e estímulo à frequência maior da higiene das mãos com água e sabão, além do distanciamento entre alunos e funcionários. A Secretaria Municipal de Educação já possui alguns Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) e está providenciando outros para utilização durante o ano letivo.
A rede municipal de ensino de Biguaçu tem 5.136 alunos matriculados para este ano de 2021 em quinze CEIMs e sete Escolas de Ensino Fundamental (1º ao 9º ano), bem como a modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA).