O prefeito Ramon Wollinger (PSD) destacou, em vídeo publicado esta semana, o avanço das obras da segunda etapa da macrodrenagem em Biguaçu. Ele gravou imagens das máquinas trabalhando na região do bairro Vendaval – que foi um dos contemplados com essa fase de implantação de novas galerias. “Mais uma etapa sendo construída, aqui no Vendaval. Estamos fazendo aqui um grande canal de galerias, que vai ligar a rua Major Livramento até lá na SC-407”, comentou o gestor municipal.
Além do Vendaval, o cronograma em andamento também contempla os bairros Rio Caveiras, na região do Jardim São Miguel, e o Bom Viver. O investimento é de R$ 5,9 milhões, que foram liberados no ano de 2017 pelo governo federal, através do Ministério das Cidades, após articulação política do prefeito e do vice-prefeito Vilson Alves, em Brasília.
Na primeira etapa foram investidos R$ 35 milhões do Governo Federal, por meio do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). A obra começou em 2012, após aprovação do projeto elaborado na primeira gestão do ex-prefeito José Castelo Deschamps (PP) e várias viagens dele à capital federal para conseguir a liberação dos recursos.
Composta de várias galerias para escoamento das águas das chuvas, a macrodrenagem já livrou os bairros Vendaval, Boa Vista, Universitário, Centro, Praia João Rosa, Rio Caveiras, Fundos, Jardim Janaina, Bom Viver e Marcos Antônio das constantes inundações anuais, bem como das cheias históricas.