Baleia jubarte é encontrada morta em praia do litoral catarinense

Publicidade
 

Baleia encontrada morta em São Francisco do Sul (Foto: Bombeiros Voluntários/Divulgação)

Uma baleia jubarte foi encontrada morta na areia da praia, em São Francisco do Sul, no litoral Norte de Santa Catarina. O cetáceo foi visto por pessoas que passavam pelo local perto das 12h30 desta quarta-feira (22), quando os bombeiros voluntários da cidade foram acionados.

Continua após a publicidade

O animal foi encontrado na areia da Praia Grande, onde estava encalhado. O local fica a aproximadamente 3,5 km do posto de guarda-vidas número um. Os bombeiros fizeram o primeiro atendimento e acionaram uma equipe do Projeto Toninhas, da Universidade da Região de Joinville (Univille).

De acordo com especialistas do Projeto Tonhinhas, o cetáceo tem aproximadamente oito metros de comprimento e é um indíviduo jovem. “Ele está com muitas escoriações, mas é post morten, porque a carcaça ficou rolando na praia”, explica Marta Cremer, coordenadora do Projeto Toninhas.

Segundo Marta, o animal começou a ser removido no final da tarde desta quarta e será levado para o laboratório. No local, serão retiradas amostras de sangue, para identificar possíveis problemas e, depois, a carcaça será montada para ser colocada em exposição.

Ainda não há confirmação da causa da morte. Marta explica que a baleia deve ter morrido em alto-mar, entre dois e três dias atrás, e levado pela maré até a praia catarinense.

G1

Publicidade