Coluna Entrelinhas
Impecável – O cerimonial da Câmara de Biguaçu merece elogios pela impecável sessão solene de posse dos eleitos, realizada na noite deste domingo. Estava tudo muito bem organizado, em um ambiente espaçoso e agradável. O roteiro foi elaborado para não ficar cansativo aos presentes e o evento ocorreu da forma mais natural possível. Aos organizadores, os parabéns do Biguá News.
Conjuntivite – O prefeito Ramon Wollinger (PSD) se recupera de uma conjuntivite – que atingiu praticamente todo seu núcleo familiar. Mas isso não o atrapalhou de comemorar a posse. Desejamos melhoras aos olhos do gestor municipal e de seus familiares.
Histórico – A eleição de Ângelo Ramos Vieira (PSD) para presidir a mesa diretora da Câmara de Biguaçu entra para a história do município, pois ele é o primeiro vereador negro a conseguir tal feito. Até o dia 31 de dezembro de 2016, o Poder Legislativo local só havia sido conduzido por brancos. Em uma sociedade racista como a brasileira, fatos como a eleição de Ângelo devem ser comemorados.
Prestigiado – O prefeito de Antônio Carlos, Geraldo Pauli (PMDB), foi empossado na manhã de domingo com o auditório da prefeitura literalmente lotado. Muitas pessoas ficaram nos corredores laterais, pois não cabia mais ninguém dentro do local (que inclusive é muito espaçoso). Quando ele foi chamado à mesa, houve uma comemoração efusiva. Parecia até torcida de futebol. Ele começa o mandato bem quisto pelos munícipes.
Hombridade – O ex-prefeito Paulo Remor (PP) encerrou seu mandato em Antônio Carlos com hombridade. Ele foi à sessão de posse de Pauli e entregou as chaves da prefeitura ao seu sucessor – que o derrotou com mais de 60% dos votos válidos no pleito de outubro. Ao final do evento ele saiu vaiado pela torcida do Geraldo. Sabendo que isso ocorreria, ele foi corajoso. Poderia ter pedido a algum servidor concursado para que cumprisse a formalidade. Fica a nota elogiosa à sua atitude.
Reviravolta – A eleição para a mesa diretora da Câmara de Governador Celso Ramos mostrou que em política as coisas mudam de uma hora para a outra. A expectativa do grupo do prefeito Juliano Duarte Campos (PSD) era reeleger Marquinho (PSD) na noite deste domingo. Mas o vereador de primeiro mandato Josué Ocker da Silva (PSD) trabalhou os votos da oposição e derrotou seu companheiro de partido por 5 a 4. Agora vai ter que literalmente se entender com o chefe do Poder Executivo.
Apertado – A sessão solene de posse em Governador Celso Ramos ocorreu na Câmara Municipal. O local é pequeno e ficou ‘apertado’ para um evento que naturalmente reúne muita gente. Talvez seja momento de o município planejar a construção de um local apropriado, como um auditório, por exemplo. A cidade é rota turística e poderia até incluir essa nova estrutura no trade de turismo para receber eventos regionais e até nacionais, como feiras, congressos e workshops. Assim aliaria os interesses do poder público e do privado.
Troca de secretariado – O prefeito Juliano Duarte analisa efetuar alterações em seu secretariado neste mês de janeiro, para o mandato que se inicia. Ele estava aguardando a eleição da mesa diretora da Câmara para mexer as peças. Resta saber se, com o resultado da disputa entre Marquinho e Josué (eleito), ambos do PSD, as mudanças serão pontuais ou abrangentes.
*Alexandre Alves é jornalista, editor da Coluna Entrelinhas e do Biguá News.