NYTimes – O presidente Biden entregou uma mensagem clara e contundente aos que mais ganham nos Estados Unidos na quarta-feira: Vou aumentar seus impostos, mas suas casas de férias estão seguras. Em uma conversa com repórteres na Casa Branca, Biden defendeu com entusiasmo seus planos de aumentar os impostos sobre os que ganham muito e os ricos. Ele protestou contra executivos-chefes bem-remunerados e prometeu que seus planos eram “fazer com que o multimilionário médio pague apenas uma parte justa”.
“Não vamos privar nenhum desses executivos de sua segunda ou terceira casa, viajando em particular de jato”, disse Biden após breves comentários sobre um programa de ajuda econômica que ele sancionou este ano. “Isso não afetará em nada o padrão de vida deles. Nem um pouquinho. Mas posso afetar o padrão de vida das pessoas com quem cresci. ”
Os comentários foram o exemplo mais recente de Biden e seu partido abraçando as vantagens políticas e econômicas de suas propostas para tributar os ricos – uma luta que a Casa Branca está ansiosa para travar enquanto o presidente se envolve em negociações bipartidárias sobre sua agenda econômica de US $ 4 trilhões e um contraste de como os presidentes democratas no passado falaram sobre suas propostas de aumento de impostos.