Da Assessoria – Após oito meses de aprendizado sobre a importância da preservação da natureza e lições de cidadania, 16 adolescentes com idade de 12 a 14 anos se formarão como Guardiões Ambientais de Biguaçu. A formatura acontece no dia 05/12 (terça-feira) e será realizada na sede da Associação dos Servidores Municipais (ASMUB), às 19h30min.
Essa é a terceira turma formada pelo projeto, promovido pela Prefeitura de Biguaçu, através da Fundação Municipal de Meio Ambiente (Famabi), com apoio da Secretaria de Educação e de empresas privadas situadas no município.
O Guardião Ambiental teve como incentivo os moldes e finalidades do projeto Protetor Ambiental, de iniciativa e coordenação da Polícia Ambiental, que foi desenvolvido em Biguaçu nos anos de 2013 e 2014. A partir de então, como forma de dar continuidade à proposta, a Famabi passou a realizar o Guardião Ambiental, tendo sua primeira turma formada no final do ano de 2015, somando desde então cerca de 120 adolescentes participantes.
A turma de Guardiões Ambientais é formada por estudantes regularmente matriculados nas séries finais do ensino fundamental II, das escolas municipais Professor Donato Alípio de Campos, Professor Manoel Roldão das Neves, Fernando Bruggemann Viegas de Amorim e Professora Olga de Andrade Borgonovo, bem como das escolas estaduais Professor José Brasilício e Professor Alexandre Sérgio Godinho.
As aulas tiveram início em maio, com encontros semanais, incluindo palestras, oficinas e viagens de estudo com abordagens teóricas e práticas sobre assuntos como ecologia, recursos hídricos, gestão de resíduos, flora e fauna, unidades de conservação, além de atividades relacionadas aos aspectos regionais e culturais. Sob coordenação da Famabi, conduzido pela bióloga Luiza de Oliveira Silva, os encontros são ministrados de forma voluntária por profissionais das áreas de educação, saúde, biologia, engenharia e outras.
“Com a constante pressão exercida pelo homem sobre os ecossistemas naturais, o qual busca suprir suas necessidades individuais e também econômicas de um país, torna-se cada vez mais urgente realizarmos programas de educação ambiental que tenham como intuito promover mudanças comportamentais e de consciência, a fim de que os sistemas naturais sejam protegidos”, explicou Luiza.
Para o superintendente da Famabi, Gabriel Loeff “o projeto de educação ambiental visa promover a consciência da necessidade de um meio ambiente equilibrado. Através de aulas práticas e teóricas os alunos podem vivenciar o desenvolvimento ambiental”.
O prefeito Ramon Wollinger parabeniza “todos os formandos e equipe da Famabi envolvida na realização deste importante projeto, que tem como finalidade formar e estimular adolescentes para que sejam multiplicadores de conhecimentos voltados à preservação, conservação e proteção do meio ambiente, bem como ensinamentos de cidadania e respeito”.
Para comemorar a formatura, no dia 07/12, os Guardiões farão um passeio ao Beto Carrero World.
São apoiadores dos Guardiões Ambientais: Grupo Ábaco e Deltaville, Pedrita Planejamento e Construções, Inplac, Otrebor Engenharia, Distlé, Plotcollor, Construtora Novo Teto, LJL Móveis, Sucos Prats, Laticínios Holandês, Panificadora Biguaçu, Padaria Doce e Pão, Padaria Marilu, Restaurante Aqueduto e o projeto Adote um Focinho.
Formandos:
Ana Cristina Virtuoso
Ana Cristine Vitorino
Fellipe Lopes de Jesus
Gabrieli Apª dos Santos Ferreira
Jaciara Nataelli Batistoti
Jeniffer Elza Azeredo
Júlia Antunes dos Santos
Kailane Godoi Mattos
Kauan Rodrigo da Silva
Leonardo Francisco da Silva
Leonardo Matielo Schmitz
Maria Eduarda Ignacio Moreira
Maria Eduarda Barcelos
Mariê Cristine de Matos
Sofia de Espíndola Manoel
Tayane Linhares Siqueira
Serviço
Evento: Formatura dos Guardiões Ambientais
Data: 05/12 (terça-feira)
Horário: 19h30min
Local: Sede da ASMUB – Rua Francisco Carlos Miranda, s/n, Praia João Rosa