Biguaçu: Museu Etnográfico Casa dos Açores recebe exposição de olaria

Publicidade

val-23O Museu Etnográfico Casa dos Açores, espaço administrado pela Fundação Catarinense de Cultura (FCC) em Biguaçu, receberá, entre os dias 7 de abril e 5 de junho, a exposição de peças e utensílios feitos em barro e argila pelo oleiro Lourival Medeiros.

A mostra fica aberta à visitação gratuita de terça a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h; sábados e domingos, das 9h às 12h30 e das 13h30 às 18h.

Continua após a publicidade

A exposição contará com cerca de 40 peças e utensílios feitos em barro e argila.

O ofício da olaria é uma tradição herdada dos imigrantes açorianos, que colonizaram o litoral catarinense e tiveram grande influência na região onde está localizado o Museu Etnográfico, indo ao encontro da temática deste espaço.

Sobre Lourival Medeiros*

Foi depois que a olaria estava em uma fase mais moderna, que Val, como é conhecido, começou a ter intimidade com a tradição. Apesar da convivência com o pai, vendia as cerâmicas em Florianópolis, e o tio, que não era oleiro mas tinha olaria porque trabalhava com isso, a vontade de trabalhar com a argila despertou somente aos 40 anos. Atualmente, é diretor da Escola Municipal De Oleiros Joaquim Antônio De Medeiros, localizada no município de São José. (Fonte: Site Oleiros de São José)

Serviço:

O quê: Exposição do oleiro Lourival Medeiros
Quando: de 7 de abril a 5 de junho de 2016.
Onde: Museu Etnográfico Casa dos Açores
Rodovia BR-101, km 189 – Balneário São Miguel – Biguaçu.
Visitação: de terça a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h; sábados e domingos, das 9h às 12h30 e das 13h30 às 18h.

Entrada gratuita
Informações: (48) 3665-6195

Fernanda Peres
Assessoria de Comunicação Fundação Catarinense de Cultura

Publicidade