Da Assessoria – No dia 1º de dezembro é celebrado o Dia Mundial de Combate à AIDS e é necessário lembrar da importância da prevenção, diagnóstico precoce e adesão ao tratamento. Muitas pessoas podem ter HIV e não saber. Por isso, neste sábado (01/11), o Serviço de Atendimento Especializado de Biguaçu (SAEB/CTA) realizará, durante todo o dia, um mutirão de testes rápidos para HIV, com objetivo de ampliar o acesso ao diagnóstico e atender as pessoas que trabalham em horário comercial. Além do teste para HIV, também serão realizados os testes rápidos para sífilis, hepatite B e hepatite C.
No período da manhã, das 8h às 11h30min, os testes serão realizados no próprio setor, que funciona na Rua Emídio Amorim Veríssimo, nº 144, anexo à Policlínica e à Secretaria Municipal de Saúde, no bairro Praia João Rosa. Já no período da tarde, das 13h às 16h30min, a equipe do setor estará realizando os testes no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), localizado na Rua João Martiniano Rodrigues, no bairro Praia João Rosa. Qualquer pessoa pode fazer os testes rápidos, basta apresentar um documento com foto (recente) e o cartão nacional do SUS.
Os exames não necessitam de agendamento prévio nem jejum. São gratuitos, seguros e sigilosos. O resultado dos testes rápidos fica pronto em 15 minutos e em seguida é realizado aconselhamento com psicólogo, com objetivo de fornecer informações sobre formas de contágio, prevenção e tratamento, além de esclarecer possíveis dúvidas. Caso o teste rápido dê positivo, o paciente realizará exames complementares e receberá o tratamento adequado através da equipe capacitada, com consulta médica, acompanhamento psicológico, exames regulares e medicação antirretroviral.
Os testes rápidos também são oferecidos regularmente pelo setor, de segunda à sexta-feira, das 8h às 11h e das 13h às 16h. Já as gestantes devem procurar a Unidade Básica de Saúde do seu bairro e agendar o exame pré-natal com a enfermeira da área.
Palestra
Além dos testes rápidos, como parte integrante das atividades alusivas ao Dia Mundial de Combate à AIDS, a Secretaria de Saúde promoverá uma palestra na próxima segunda-feira (03/11), a partir das 14h, com o médico infectologista da rede pública de saúde do município e vereador, Dr. Adriano Luiz Vicente.
O tema da apresentação será “Dados Epidemiológicos de Biguaçu sobre o HIV”. O evento será realizado no auditório da Secretaria de Saúde, na Rua Emídio Amorim Veríssimo, sendo aberto a todos os interessados.
Saiba mais
O HIV é o vírus da imunodeficiência humana, que pode levar à AIDS. Diferentemente do que acontece com alguns outros vírus, o corpo humano não é capaz de eliminar o HIV, ou seja, uma vez adquirido, o vírus permanecerá no organismo por toda a vida.
Esse vírus se espalha através dos fluidos corporais e ataca, principalmente, células do sistema imunológico (sistema de defesa do organismo), chamadas CD4. Com o passar do tempo, o HIV pode destruir essas células de tal forma que o organismo se torna incapaz de lutar contra infecções e doenças em geral. Quando isso acontece, é sinal de que a infecção pelo HIV levou à Síndrome da Imunodeficiência Adquirida, conhecida como AIDS.
Ter o HIV não é a mesma coisa que ter AIDS
Há pessoas com HIV que vivem anos sem apresentar sintomas e sem desenvolver a doença. Mas podem transmitir o vírus a outras pessoas pelas relações sexuais desprotegidas, pelo compartilhamento de seringas contaminadas ou de mãe para filho durante a gravidez e a amamentação, quando não tomam as devidas medidas de prevenção e tratamento. Por isso, é sempre importante fazer o teste e se proteger em todas as situações, usando preservativo em todas as práticas sexuais.
Atualmente, não existe cura efetiva para o HIV. Contudo, com medicações apropriadas, o HIV pode ser controlado. O tratamento médico é chamado Terapia Antirretroviral (TARV), popularmente conhecido como coquetel. Além de prolongar a vida dos pacientes com HIV, o tratamento também diminui as chances de transmissão para outros indivíduos e garante melhor qualidade de vida.
Tire sua dúvida, faça o teste!