O prefeito de Biguaçu, Ramon Wollinger, participou da campanha de doação de sangue promovida pelo Colégio Educar, em parceria com o Hemocentro de Santa Catarina (HEMOSC), na manhã desta terça-feira (23). Um ônibus totalmente equipado para receber os doadores ficou estacionado na Praça Nereu Ramos, centro do município. As doações poderão também ser realizadas nesta quinta-feira (25), das 8h30 às 11h30 e das 13h30 às 16h.
Segundo a diretora pedagógica do Colégio Educar, Gilmara Reis, a iniciativa vem sendo promovida anualmente desde 2005. “Nossa expectativa é de superarmos a doação do ano passado de 164 bolsas de sangue. Esse foi o recorde estadual de coleta externa, o que nos deixa muito felizes com o engajamento dos alunos e da comunidade”, afirma a diretora. A ação conta com a participação dos estudantes do 2º e 3º anos do ensino médio da unidade.
Doador desde o ano de 2002, o prefeito Ramon destaca que “doar sangue é um ato de solidariedade ao próximo. Convido toda a população para que venha e participe dessa campanha do Colégio Educar e HEMOSC. Nos enche de muito orgulho saber que Biguaçu bateu o recorde de doação”.
Para doar sangue é preciso:
– Ter entre 16 e 69 anos (jovens com 16 e 17 anos devem estar acompanhados de um responsável);
– Idade máxima de 60 anos para a primeira doação;
– Pesar mais de 50 kg;
– Sentir-se bem e com saúde;
– Estar alimentando;
– Apresentar documento com foto emitido por órgão oficial.