Campanha sobre conscientização no trânsito é promovida em Biguaçu

Publicidade

O mês de maio é voltado a um movimento internacional de mobilização e conscientização para a redução de acidentes e para um trânsito seguro, chamado de Maio Amarelo. Com o objetivo de orientar e promover entre motoristas e pedestres a reflexão sobre o trânsito consciente, profissionais da Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro Fundos organizaram uma ação na última sexta-feira (26) na Avenida Governador Pedro Ivo de Figueiredo Campos.

Durante a campanha, as profissionais entregaram material com informações e dicas sobre a importância de obedecer as sinalizações, os cuidados com uso de cinto de segurança, não usar celular enquanto dirige, não conduzir veículos alcoolizado, bem como alertar os pedestres a andar em calçadas e atravessar em faixas de segurança.

Continua após a publicidade

A campanha contou com a participação das enfermeiras da UBS Fundos Dayani Casanova, Djosi Vieira e Juliana Correia, além da nutricionista Daiana Araújo e da fonoaudióloga Liliane Dilma Ferreira e os Agentes Comunitários de Saúde que atuam na região. A Secretaria Municipal de Trânsito e Desenvolvimento Urbano e o Instituto de Saúde e Educação Vida (Isev) apoiaram a iniciativa.

Motoristas e pedestres receberam material informativo (Foto: Divulgação)

Saiba mais

O movimento Maio Amarelo nasceu com uma só proposta: chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortes e feridos no trânsito em todo o mundo. Segundo levantamento da Organização Mundial da Saúde (OMS) são 3000 vidas perdidas por dia nas estradas e ruas. O Brasil aparece em quinto lugar entre os países recordistas em mortes no trânsito.

A escolha pelo mês de maio justifica-se por se tratar de um mês histórico para a segurança no trânsito e um marco mundial para o balanço das ações realizadas em todo o mundo. Foi no dia 11 de maio de 2011 que a Organização das Nações Unidas (ONU) decretou a Década de Ações para a Segurança no Trânsito (2011-2020), que tem como meta a redução de 50% dos acidentes no mundo.

Já a cor amarela foi escolhida em alusão à sinalização de advertência, utilizada nos semáforos.

Acompanhe o movimento, que acontece não apenas neste mês, mas durante todo o ano em: www.maioamarelo.com.br

Publicidade