Luis Carlos Cancellier e Alacoque Lorenzini Erdmann venceram o segundo turno da eleição para reitor da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), realizada durante toda a quarta-feira.
O resultado foi divulgado no final da noite, por volta das 22h30.
Eles tiveram 47,42% do total de votos, na média ponderada, contra os 46,06% de Edson Roberto De Pieri e Carlos Alberto Marques. A diferença de votos entre os dois candidatos foi menor que 1,4%.
No total, foram 13.926 votos: 10.184 de estudantes, 2.004 de servidores técnico-administrativos em educação e 1.738 professores. Entre os estudantes, foram 43,05% de votos para Cancellier, 50,14% para De Pieri, 1,3% de votos em branco e 5,4% nulos. Entre os técnico-administrativos, foram 61,67% para Cancellier, 30,53% para De Pieri, 1,44% de brancos e 6,33% nulos. Nos professores, foram 37,51% para Cancellier, 57,47% para De Pieri, 0,86% em branco e 4,16% nulos. A média ponderada total foi de 1,23% em branco e 5,3% nulos.
A diferença apertada manteve acautelados até o final da contagem os entusiastas das duas chapas, que acompanhavam os números no Auditório da Reitoria, que mostrava o resultado da apuração. Pouco depois das 22h30min, com a vitória de Cancellier já confirmada, os dois candidatos adversários entraram abraçados no auditório, onde a Chapa 82 já comemorava. Cumprimentaram-se novamente, diante do palco, e Cancellier subiu para o discurso.
O candidato mais votado coloca como prioridade a busca de verbas para suplementar as despesas da Universidade, especialmente após os cortes anunciados neste ano pelo Governo Federal.
“Temos que buscar outras alternativas e fontes de recursos financeiros. O Ensino, a Pesquisa e a Extensão não podem ser prejudicados”, diz. Ele também ressalta a necessidade de buscar diálogo com todos os setores da comunidade universitária e trabalhar para fazer a transição, já a partir desta quinta-feira, com a equipe da Reitora Roselane Neckel. “Queremos mostrar para o mundo todas as notícias boas que a UFSC pode gerar”, observa.
De Pieri afirma estar satisfeito com a aceitação de suas propostas e com o crescimento apresentado pela sua candidatura do primeiro para o segundo turno. “É claro que eu gostaria que o resultado tivesse sido outro, mas a proximidade mostrou que foi uma excelente campanha e a comunidade estava atenta. Talvez, se tivéssemos mais alguns dias, pudéssemos ter revertido essa vantagem, mas foi um belo trabalho”, considera.
Cancellier é Diretor do Centro de Ciências Jurídicas desde 2012. Tem Graduação (1998), Mestrado (2001) e Doutorado (2003), todos em Direito, pela UFSC, além de especialização em Gestão Universitária e Direito Tributário. Também foi membro do Conselho Editorial da EdUFSC de 2009 a 2013, chefiou o Departamento de Direito da UFSC de 2009 a 2011 e presidiu a Fundação José Arthur Boiteux entre 2009 2010.
A consulta foi feita em sistema paritário, com pesos iguais para os totais de votos de técnicos-administrativos em Educação, professores e estudantes. A apuração foi realizada na sala Professor Ayrton Roberto de Oliveira (Sala dos Conselhos) e os números mostrados em telão no auditório da Reitoria.
* Com informações da UFSC.