Da Assessoria – Três horas antes do prazo estimado, a CASAN concluiu às 15h30 desta quarta-feira, dia 13, a operação de interligação da Adutora 1.200 mm que traz água dos rios Pilões e Cubatão à Ilha de Santa Catarina. Assim, o Sistema de Abastecimento de Água de Florianópolis pôde ser religado imediatamente, permitindo que os bairros afetados pelo corte comecem a ser abastecidos. O retorno da água será gradual.
Segundo estimativa da área operacional, é provável que ainda na noite desta quarta-feira, dia 13, os bairros Centro, José Mendes, Carianos, Costeira do Pirajubaé, a parte baixa da Agronômica e a Vila Aparecida (esta, no Continente) estejam com vazão normal. Saco dos Limões, Trindade, Pantanal, Carvoeira, Santa Mônica, Parque São Jorge e a parte alta da Agronômica devem ser abastecidos ao longo da madrugada de quarta para quinta-feira.
A previsão para os bairros João Paulo, Saco Grande e Monte Verde é normalizar o abastecimento ao longo da quinta-feira, dia 14. Córrego Grande e o Itacorubi, por serem localizados em ponta de rede, serão as últimas áreas da Ilha a normalizar, quando a pressurização estiver recuperada a pleno, no final da noite de quinta e madrugada de sexta-feira.
A CASAN solicita, porém, que pelo menos até sexta-feira a população restrinja ao máximo o uso de água. “Um morador que economiza neste período colabora com que outros recebam água antes”, explica o engenheiro Joel Horstmann, gerente Operacional da Superintendência Metropolitana, coordenador da Operação Adutora 1.200. Até sexta, portanto, a Companhia pede que o usuário reduza o tempo ao chuveiro, feche a torneira ao lavar louça, escovar os dentes e fazer a barba e só use máquina de lavar roupa em casos essenciais.
Segundo o engenheiro Horstmann, todos os fatores contribuíram para a agilidade da interligação, permitindo antecipar os prazos estimados inicialmente. Mais de 30 trabalhadores, além de uma frota de caminhões, guindastes e retroescavadeiras, atuaram para interligar a rede de 1,2 metro de diâmetro a mais de 3 metros de profundidade. A obra de conexão foi realizada próximo ao Supermercado Angeloni, em Capoeiras.
Em três semanas a Adutora 1.200 mm deverá entrar em operação, cumprindo o prazo da CASAN de entregar a obra para a temporada de Verão 2018. Esta adutora vai ampliar o abastecimento de São José, Biguaçu e Florianópolis (Continente e Ilha). Bairros como Itacorubi e Córrego Grande, em pontas de rede, serão amplamente beneficiados.
Esta é a maior tubulação da CASAN no Estado, trazendo água dos rios Pilões e Cubatão para o Sistema Integrado da Grande Florianópolis. Considerada a principal obra da Operação Verão 2018 da CASAN, a Adutora 1.200 mm recebeu investimentos que somam R$ 24,6 milhões.