Ciclistas irão levar ao cartório o resultado de 265 urnas em Florianópolis

Publicidade

Um grupo de 31 ciclistas vai colaborar na logística de entrega das mídias, com o resultado de 265 seções eleitorais, ao cartório da 12ª Zona Eleitoral (ZE). O projeto piloto ocorrerá neste domingo (30), na região central de Florianópolis, e pretende adequar ações eleitorais à ideia de mobilidade e sustentabilidade.

“A expectativa é de que a experiência se transforme em um marco na história das eleições catarinenses, na medida em que sociedade e Justiça se unem em uma causa comum: da mobilidade urbana e do desenvolvimento sustentável. É possível sobrevivermos sem veículos automotores”, afirma a chefe de cartório da 12ª ZE, Ana Ungaretti, que coordena o projeto.

Continua após a publicidade

Em vez de se valer de motoqueiros de uma empresa contratada – método tradicional de recolhimento das mídias -, os ciclistas, de forma voluntária e gratuita, sairão de 31 locais, onde estão instaladas as seções, tão logo se encerre a votação.

“Os delegados de prédio entregarão o material aos ciclistas que, imediatamente, se deslocarão ao cartório da 12ª ZE, localizado na Avenida Rio Branco”, explicou o servidor Gonsalo Ribeiro. “Trocar motos por bicicletas faz com que a Justiça Eleitoral agregue uma importante parcela da população que, tal como a Instituição, acredita no propósito de fazer diferente e construir uma cidade melhor”, concluiu.

William Savi, um dos ciclistas participantes do projeto, afirmou que esse apoio à Justiça Eleitoral serve para dar visibilidade à sociedade do quanto a bicicleta pode ser muito mais do que algo lúdico. “A bicicleta não é o lazer do futuro, mas um efetivo meio de transporte do presente”.

O Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina pretende divulgar o resultado final das eleições municipais de Florianópolis, Joinville e Blumenau até as 19h de domingo.

Jairo Grisa
Assessoria do TRE-SC

Publicidade