As rodovias Santa Catarina necessitam de R$ 1,99 bilhão de investimentos para a reconstrução,
restauração e a manutenção dos trechos danificados, segundo estimativa divulgada nesta quarta-feira, pela Confederação Nacional de Transportes (CNT), na 19ª Pesquisa CNT de Rodovias 2015. Estradas com deficiência reduzem a segurança de quem circula por elas, além de aumentar o custo de manutenção dos veículos e o consumo de combustível. “Em Santa Catarina, o acréscimo do custo operacional devido às condições do pavimento chega a 28,6% no transporte rodoviário”, calcula a pesquisa.
A Pesquisa CNT percorreu, nos últimos meses, 3.165 quilômetros de rodovias no Estado e constatou que 61,6% (1.948 km) da extensão avaliada em Santa Catarina apresentam algum tipo de deficiência, sendo o estado geral classificado como regular, ruim ou péssimo. “Somente 38,4% (1.217 km) tiveram classificação ótimo ou bom”, informa o levantamento. Em âmbito nacional, o índice de pistas com problemas é de 57,3%.
Em relação ao pavimento, o estudo classificou como regular, ruim ou péssimo 48,2% da extensão
avaliada no território catarinense, enquanto que 51,8% foram considerados ótimos ou bons. Outros 42,3% da extensão pesquisada apresentam a superfície do pavimento desgastada.
No quesito sinalização, são observadas a presença, a visibilidade e a legibilidade de placas ao longo
das rodovias, além da situação das faixas centrais e laterais. O estudo apontou que há problemas
em 61,5% dos locais mapeados. Em 38,5%, ela é ótima ou boa. Analisando a extensão onde foi
possível a identificação visual de placas, 9,5% apresentaram placas desgastadas
ou totalmente ilegíveis.
O tipo de rodovia (pista simples ou dupla), a presença de faixa adicional de subida, de pontes, de
viadutos, de curvas perigosas e de acostamento estão incluídos na variável geometria. A pesquisa
constatou que 77,1% da extensão das rodovias pesquisadas em Santa Catarina não têm condições
satisfatórias de geometria. Já 22,9% tiveram classificação ótima ou boa. O Estado tem 82,3% da extensão
das rodovias avaliadas na pesquisa de pista simples de mão dupla.