Coleta de lixo em Florianópolis atinge 800 toneladas por dia esta semana

Publicidade

A Comcap deflagrou neste domingo de Natal a Operação Verão, que torna diária a coleta de resíduos sólidos e a limpeza da nos principais balneários da Ilha de Santa Catarina. A produção diária já ultrapassou as 800 toneladas, informa o presidente da Comcap, Marius Bagnati, e a previsão é que siga aumentando até os primeiros dias de janeiro.

Para o réveillon, a empresa programa limpeza e coleta seletiva de vidro para as avenidas Beira-mar Norte e Continental. De acordo com o gerente do Departamento de Limpeza Pública, Adriano Marques, serão instalados 10 contentores, cada um com capacidade para uma tonelada de vidro, para que as pessoas depositem as garrafas. Na virada, trabalharão na limpeza das festas 90 pessoas à noite e 30 durante o dia.

Continua após a publicidade

Cuidado com vidro

Nesta época do ano, quando a produção de resíduos cresce mais de 50% em Florianópolis, também aumenta o descarte de embalagens de vidro e o risco de acidentes.

Inclusive na praia, há preocupação com a destinação adequada de vidros. O auxiliar operacional Carlos Rodrigo Chequetto trabalha na limpeza da orla em Jurerê. Segundo ele, a movimentação de veranistas aumentou muito desde quinta-feira. Ele espera que neste réveillon, as pessoas mantenham o cuidado percebido no ano passado, quando deixaram os resíduos mais próximos das lixeiras em vez de espalhados na faixa de areia. E que evitem deixar garrafas de vidro na praia, especialmente se estiverem quebradas, porque podem provocar acidentes com os trabalhadores e banhistas.

Inervo Sirval Alves é auxiliar operacional há 13 anos e tem a impressão que, “devido à crise, o movimento não está 100%, mas já está aumentando”. Ele também considera o vidro o principal problema na manutenção da orla.

Limpeza diária

Com o reforço de 121 trabalhadores em contrato temporário, a Companhia Melhoramentos da Capital torna diária a limpeza urbana nos principais balneários da Ilha de Santa Catarina.

Nos balneários Daniela e Jurerê Internacional, Cachoeira do Bom Jesus (praia), Lagoinha, Ponta das Canas e Praia Brava a coleta passa a ser feita de dominto a sexta, no período da noite. Nas demais, incluindo parte de Jurerê Tradicional, à direita da Rodovia Jornalista Maurício Sirotski (SC-402), será diária, mas no período da manhã.

A coleta convencional noturna será realizada, portanto, de domingo a sexta, a partir do dia de Natal. A coleta seletiva será mantida nos mesmos dias e horários em todos os balneários.

Lixo zero na praia

De acordo com o gerente do Departamento de Coleta da Comcap, Ulisses Bianchini, o empenho da Comcap nesta temporada será para conseguir a colaboração do usuário. Tanto para acondicionar adequadamente os resíduos em contentores e para que estes equipamentos sejam dispostos na rua no horário certo, quanto para que seja reduzida a produção na orla.

‘Não faz sentido o veranista ir à praia com uma sacola cheia de bebidas e alimentos e, depois de consumi-los, largar lá as embalagens que deveriam ser encaminhadas à coleta seletiva”, aponta ele. A logística de coleta seletiva na faixa de areia seria muito onerosa ao poder público, por isso a Comcap orienta o morador e o turista a levar de volta e separar em casa os resíduos recicláveis, dando-lhes destino adequado.

Publicidade