Da Assessoria – Desde abril de 2018, a Prefeitura de Biguaçu, através da Fundação Municipal de Meio Ambiente (Famabi) e Secretaria Municipal de Administração, realiza a coleta de resíduo volumoso no município. O programa, que tem o objetivo de combater o descarte indevido de eletrodomésticos, eletrônicos e móveis, foi intensificado nos últimos dias em razão das chuvas e alagamentos que atingiram aproximadamente 300 residências no município.
O trabalho é realizado pela empresa Recicle Aqui, que também faz a coleta seletiva no município. A coleta não tem custo para o Poder Público nem aos moradores.
De sexta-feira (25) até a manhã desta segunda (28) mais de 60 toneladas de lixo volumoso haviam sido recolhidas. A ação acontece paralela às atividades da Defesa Civil do município, que junto com as Secretarias de Obras e Infraestrutura e de Desenvolvimento Urbano e Transportes vem prestando auxílio aos atingidos e realizando a limpeza de terrenos e vias públicas.
“A coleta do lixo volumoso tem trazido bons resultados para a cidade, que fica mais limpa e bonita. Temos por esses dias encontrado muito lixo e móveis descartados nas calçadas em razão dos problemas ocasionados pela chuva na última semana, por isso, intensificamos a coleta”, comenta o prefeito Ramon Wollinger.
A empresa pede a atenção dos moradores para que coloquem na rua somente o material inservível e que deve ser levado. “É comum que as pessoas coloquem algum móvel para secar na rua e nas calçadas, se isso acontecer é preciso que fique alguém cuidando para sinalizar que aquilo não deve ser levado”, ressalta Thiago Pereira, da Recicle Aqui.
A solicitação de recolhimento de lixo volumoso pode ser feita através dos seguintes telefones (48) 3243-5946 e (48) 9662-2860.
A Recicle Aqui ampliou o número de caminhões que faz a coleta para atender a demanda desses dias. Confira abaixo o que é e o que não é recolhido e o cronograma da coleta nos bairros:
O que é recolhido
Eletrodomésticos (televisores, máquinas de lavar, fogões, etc), eletrônicos (computadores e seus componentes, celulares, aparelhos de som, etc), móveis e pneus.
O que não é recolhido
Resíduos de materiais de construção, podas de vegetação/galhos/árvores e lixo convencional.
Cronograma
Segunda-feira: Vendaval, Universitário, Boa Vista, Rio Caveiras e Fundos;
Terça-feira: Centro, Prado de Baixo, Praia João Rosa, Saveiro, Morro da Bina e Mar da Pedras;
Quarta-feira: Jardim Janaína e Bom Viver;
Quinta-feira: São Miguel, Tijuquinhas, Cachoeiras e Areias de Cima;
Sexta-feira: Encruzilhada, Saudade, Prado e Beira Rio.