O Conselho Metropolitano para o Desenvolvimento da Grande Florianópolis (Comdes) quer abrir um canal de diálogo com lideranças envolvidas com a criação da Região Metropolitana. Na última semana, prefeitos se posicionaram contra o projeto de lei que institui a Região Metropolitana e a Superintendência de Desenvolvimento da Região Metropolitana de Florianópolis (Suderf). Por causa dos questionamentos levantados pelos prefeitos, o projeto parou na Comissão de Finanças da Assembleia Legislativa.
Para o Comdes, a solução para o impasse é o diálogo. Para isso, vem sendo articulado um encontro entre prefeitos da região, Comdes e Suderf. O objetivo é esclarecer todos os pontos da proposta, que é considerada de grande importância para solução de problemas comuns, como mobilidade urbana, gestão de resíduos, saneamento básico entre outros.
A coordenadora do Grupo de Trabalho de Governança Metropolitana, Zena Becker, e o coordenador do Comdes, Jaime Ziliotto, já estiveram com o deputado Marcos Vieira, relator do projeto.
“Estamos abertos ao diálogo e vamos procurar também as câmaras de vereadores e os prefeitos, pois acreditamos que essa iniciativa pode beneficiar a todos”, diz Zena.
Para Ziliotto, o encontro com os prefeitos será uma oportunidade para esclarecer melhor os pontos mais sensíveis da proposta. “Não haverá prejuízo aos municípios. Muito pelo contrário. O que buscamos é uma cidade melhor para todos”