Contadores em Biguaçu são orientados sobre o eSocial

Publicidade

Portal Contábil

O Sescon Grande Florianópolis promoveu em Biguaçu, na Biblioteca Pública,  a palestra “eSocial – O que isso tem a ver com a empresa?”, com a palestrante Zenaide Carvalho. Cerca de 20 profissionais tiveram a oportunidade de aprofundar seus conhecimentos acerca deste assunto, na segunda-feira à noite.

Continua após a publicidade

Este evento faz parte das ações do grupo de contadores que se reúnem frequentemente na ACIBIG/CDL Biguaçu para levar aos associados do Sescon GF daquela região mais conhecimento e benefícios, segundo o diretor regional de Biguaçu, Diego Cristofolini.

“Atendendo a pedidos dos profissionais de Biguaçu, com o apoio do Sescon GF, trazemos uma das melhores palestrantes para falar sobre o eSocial. Assim, aproximamos os associados e economizamos tempo, não precisando se deslocar até Florianópolis para assistir uma palestra desse nível”, destacou Diego.

Zenaide abordou a implantação de estratégias para a isenção do eSocial na rotina das empresas, falou sobre as exigências, penalidades, folha de pagamento e pontos críticos do eSocial. Além disso ela ainda explicou como ficarão as demais obrigações, como GFIP, RAIS, DIRF, entre outras.

Inicialmente Zenaide citou a frase de Taniguchi: “Quem semeia mais colhe mais abundantemente”, referindo-se à importância dos profissionais se anteciparem e, o quanto antes, estarem atentos a todos os detalhes do eSocial. “O eSocial será a terceira revolução na área trabalhista e previdenciária. Quem pensa que será apenas apertar botão, é bom já ir procurando outra área de atuação, pois ficará pra traz”, disse Zenaide.

Durante a palestra em Biguaçu, Zenaide alertou os contabilistas para buscarem a informação, e não esperar que ela chegue através de cursos, palestras e demais eventos. “É muito importante que vocês acessem o portal www.esocial.gov.br e baixem os materiais de apoio que são totalmente gratuitos e vão dar uma boa luz aos seus serviços”, destacou.

O que é o eSocial

O eSocial faz parte da Escrituração Digital das obrigações trabalhistas, fiscais e previdenciárias de todas as relações onerosas de trabalho. Com informações de empregados celetistas, cooperados, domésticos, servidores públicos, segurados especiais, obras e até dos estagiários. O objetivo do eSocial é a simplificação de processos aos empregadores e maior controle e fiscalização do governo.

Publicidade