Dia do Meio Ambiente: Proactiva incentiva ações sustentáveis

Publicidade

Separar o resíduo produzido em casa para a coleta seletiva, reutilizar materiais recicláveis, armazenar e dar o destino correto ao óleo de cozinha usado e fazer a sua própria compostagem doméstica. Essas são algumas ações fáceis de realizar no dia a dia de uma família e que contribui muito para a sustentabilidade do planeta.

No dia 5 de junho, quando é comemorado o Dia Mundial do Meio Ambiente, várias cidades e países promovem ações de conscientização. No entanto, para que o esforço tenha eficácia e de fato o reflexo seja positivo, a Proactiva Meio Ambiente acredita que ações desse tipo devem ser praticadas durante todos os dias.

Continua após a publicidade

A empresa, que atua em oito países da América Latina realizando gestão, coleta, transporte e destinação final de resíduos sólidos domiciliares, hospitalares e industriais; opera três dos maiores e mais modernos aterros sanitários do país: a CGA (Central de Gerenciamento Ambiental) de Iperó, no estado de São Paulo, o PGR (Parque de Gerenciamento de Resíduos) na cidade de Biguaçu, em Santa Catarina e o CDR (Centro de Disposição de Resíduos), na capital paulista, sendo este último um dos maiores aterros sanitários da América Latina.

Uma das ações sustentáveis é o reaproveitamento de materiais (Foto: Açor Comunicação)

Na sua política de Responsabilidade Social Corporativa, a Proactiva Meio Ambiente colabora com diversos órgãos internacionais e instituições públicas comprometidas com o meio ambiente. Como fruto desse compromisso desenvolve anualmente um programa educativo para sensibilizar crianças sobre a importância da proteção e cuidados com o meio ambiente, o concurso “Ao Redor da Ibero-América”, na qual cidades como Palhoça, Biguaçu, Tijucas e Antônio Carlos são participantes.

Ações locais também são realizadas semanalmente, abrindo as portas de todos os nossos aterros sanitários para visitação de alunos de escolas municipais, estaduais, universidades, pesquisadores, associações e moradores, na qual a equipe técnica da Proactiva além de apresentar todo o aterro sanitário, também aborda ensinamentos voltados a minimização de geração de resíduos e reaproveitamento.

Outra maneira de colaborar com o meio ambiente é aproveitar os resíduos orgânicos (restos de alimentos que sobram do almoço, cascas de frutas e vegetais) e transformá-los em adubo natural de alta qualidade para plantas, diminuindo também a quantidade de resíduo gerado na casa. “O resto de comida não é lixo, pode virar uma rica fonte de nutrientes para o solo e as plantas do seu jardim por meio da da compostagem caseira. Mais do que comemorar o Dia Mundial do Meio Ambiente, queremos que as pessoas passem a praticar ações sustentáveis no seu dia a dia”, observa a Gerente de Engenharia da Proactiva, Fernanda Vanhoni.

Publicidade